domingo, 13 de novembro de 2011

SALVE, PORTALEGRE !

Voltei a ti, PORTALEGRE, encantamento de horas sempre tão breves!
Voltei, acolheste-me num forte abraço. Aconcheguei-me em teu  colo, sentindo o conforto maternal com que suavizaste esta enorme saudade dum teu filho que, por capricho de Destino, para seu castigo, andou tantas vezes longe, mas sem jamais te esquecer!
Ainda que longe, materialmente, estiveste sempre bem presente em meu coração, por força deste apego às minhas raízes, por mercê desta íntima ligação da minha à tua alma, que me tem marcado toda a vida. Que faz que (esteja onde estiver) te recorde e sinta  como à mãe que me deu o ser e me protegeu na meninice, contribuindo para o meu crescimento a vários níveis.
Salve, pois, PORTALEGRE, onde vivi os melhores anos da minha vida!
 Onde brinquei e joguei, divertindo-me com meus amigos; estudei, muito amei e fui amado, onde confraternizei em teus recantos de encantos, ruas e ruelas íngremes, monumentos, palácios, fontanários; Igrejas onde rezei ao Pai, e que marcaram para todo o sempre, o meu espírito.
Salve, pois, PORTALEGRE, onde comecei a trabalhar, (Escola da Fontedeira de tão gratas recordações e hoje já desaparecida) sentindo pela primeira vez a responsabilidade de encaminhar os que me foram confiados, e que de mim, legítimamente, esperavam (talvez...) mais do que eu estaria preparado para lhes dar. em início de carreira. Ali comecei " a aprender ensinando", ouvindo o conselho (também) de colegas mais experientes com quem tive o privilégio de conviver durante os primeiros dois anos.
Colocado em Lisboa, ali dei continuidade à actividade docente, durante mais trinta e quatro anos, até à jubilação.
Hoje, são cada vez mais repetidas estas vindas à minha cidade natal e maiores as minhas estadas aqui, por imposição do próprio coração, da minha alma, em suma, de todo o meu ser, que aqui tem suas raízes.
Salve, pois, PORTALEGRE, Cidade da minha vida!
Até sempre, encantamento das horas breves que Hoje ainda em ti desfruto, saudade maior e meu céu, meu eterno AMOR- AMOR  DA  MINHA  VIDA!
A T É   S E M P R E ,  P O R T A L E G R E  !

JGRBranquinho

1 comentário:

  1. É tão lindo este amor que você tem pela tua terra querida :)
    Lindo texto e homenagem à Portalegre
    Beijinho

    ResponderEliminar