segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

NAS CERCANIAS DO MEU LUGAR






NAS  CERCANIAS  DO  MEU  LUGAR
Uma ligeira brisa beijava hoje esta nossa paisagem, talvez inesperada na época invernosa que atravessamos, por isso mais agradável.
Num passeio pelas cercanias do meu lugar:- Quinta Nova, Alvarrões, S. Salvador da Aramenha, Portagem, Marvão, S. António das Areias, Beirã e Castelo de Vide, pude desfrutar da amenidade deste clima em pleno mês de dezembro, a trazer-me à memória o dia do meu casamento em Fátima- a 28 do mesmo mês no distante ano de 1958.
Vivi um dia diferente nesta breve estadia por aqui, com um belo sol a dar mais cor e mais vida a estes campos desertos, não fora a presença de alguns rebanhos de cabras e de ovelhas e uma manada de vacas a aproveitarem ainda as raras pastagens que aos poucos se irão renovando com a chegada das  desejadas chuvas.
Bendita solidão que apreciei deliciado no decorrer dos cinquenta quilómetros que vagarosamente percorri (sobre rodas…) por estas terras fronteiriças, até Castelo de Vide, admirando simultaneamente a riqueza granítica da região (verdadeiramente impressionante) e o plantio de olivais numa extensão muito considerável.
Já há algum tempo que não fazia este trajeto e como me senti bem, espiritual e fisicamente!
Aconselho a todos os que vierem ou estiverem por estes lugares do Norte Alentejano, a realizar esta curta mas revigorante viagem, onde, por momentos, recuamos aos tempos em que a vida tinha a pacatez bucólica que aqui ainda se respira, a calma reconfortante desta paz em plena Natureza.
Não será, por outro lado- economicamente (ai a crise!)- esta a situação ideal que todos desejamos, mas para quem quer ter os seus momentos de repouso e paz de espírito, não encontrará, por certo, melhor.
Prezados amigos!
Venham conhecer esta zona do nosso País e desfrutem destas paisagens encantadas a um preço que se resumirá ao combustível do vosso carro e, claro, se o desejarem- como também convém- a um bom lanche ou refeição, aproveitando as boas iguarias da região norte alentejana.
Isto, sem falar nas belezas singulares destas povoações, de que, naturalmente, se destacam Marvão e Castelo de Vide, que por certo já conhecereis, mas sabe sempre bem visitar e, se possível, ficar por algum tempo, como, felizmente, é o meu caso.
Fica o convite. Espero que o aceitem. Não se arrependerão.

Monte Carvalho, 28 de dezembro de 2013
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário