terça-feira, 14 de julho de 2015

A NOSSA VIDA



Resultado de imagem para A beleza da vida


É a nossa vida muito breve, passageira! Dura pouco mais que um instante!
Então, porque, (no pouco tempo que por cá estamos) andarmos em guerra com o próximo, ou sequer a invejar o que outros fazem melhor que nós?!  E, se o fazem, porque não há de cada a um dar o melhor de si mesmo, procurando aperfeiçoar-se no sentido do enriquecimento da própria sociedade?
Seja em que ramo de atividade for, cada um deve lidar com a vida com o respeito que ela inteiramente merece. Foi-nos dada por Deus para que a vivamos plenamente, isto é, de acordo com as regras da sã convivência, correspondendo aos propósitos divinos, de que tendo esta graça ao nosso dispor, temos a obrigação de a tornarmos digna da dádiva recebida.
Começa logo no ambiente familiar, onde o exemplo tem que partir dos pais como responsáveis que são pela educação dos filhos. A sua conduta marca-os profundamente. É a primeira escola! Essa responsabilidade recai nos pais, em primeiro lugar. (Claro que aqui surge logo a questão da preparação dos pais, que teria muito "pano para mangas"....).
Se em cada família esse desiderato fosse atingido, as relações entre ela e as outras famílias ficavam desde logo facilitadas, permitindo um melhor trabalho, na tarefa educativa/instrutiva, aos professores, desde o ensino básico ao universitário. (Isto para os que lá conseguissem chegar, na certeza de que com todo este trabalho de base, muitos mais o conseguiriam). Quantos se perdem no caminho por não terem tido, desde a base, uma  melhor orientação pedagógica!
Naturalmente também não poderemos esquecer de referir que, paralelamente, existem outras "escolas"a que chamamos da rua, da vida, enfim, consequências, aliás, da insuficiência da escola da família, que comecei por referir, pese embora a boa vontade dos progenitores.
Como seria bela, então, (evidentemente que com a indispensável saúde) a  vida nesta Terra, se a nossa conduta fosse a adequada a um relacionamento correto com “ o outro”, respeito mútuo a bem da sociedade em que estamos inseridos!
Será utópico este anseio a que alguns denominarão de poético e sonhador?
Sejamos otimistas! Nada de perder a esperança! A nossa vida tem mesmo que ser melhor.
No entanto, a vida só pode ser melhor, se melhorar a EDUCAÇÃO- O PILAR MAIOR!- e TODOS por ela derem as mãos, isto é, o melhor de si mesmos para benefício de TODOS.
16 DE JUNHO DE 2015
JGRBranquinho


Sem comentários:

Enviar um comentário