sábado, 29 de setembro de 2018

NA MINHA VIDA - III APONTAMENTO



NA  MINHA  VIDA  -  III Apontamento

Na minha vida, tive e mantenho ainda (embora hoje em grau mais reduzido) como hobbies, a Escrita (prosa e poesia) a Música e o Canto.
Na minha mocidade, comecei por escrever na escola do meu Monte Carvalho, as célebres redações, (muitas salientando a utilidade dos animais domésticos) e revelava algum jeito, segundo a apreciação da senhora professora, seguidas de ingénuas quadras como ouvia muito frequentemente naquele  lugar do Alto Alentejo, tanto nas festas de casamentos, batizados e aniversários, como também no dia a dia, ouvia aos trabalhadores, quer nas suas tarefas, quer nas típicas tabernas da aldeia - único local de encontro dos homens, naquela época.
Depois, os primeiros versos de amor, influenciado por uma moça que muito amei (me mostrava os seus  escritos e a quem queria corresponder também em verso) e também, quando tive oportunidade (já no Liceu) de ler e estudar o grande Camões, para mim o maior de todos os poetas, como por certo para muitos dos que me leem.
Continuei a escrever, colaborando em dezenas de Antologias de Poesia Portuguesa Contemporânea, das Editoras:- "Minerva" "Amores Perfeitos”, "Sinapis" "Aletheia" "Colibri" "Cria-Promove", "Chiado Editora", "Círculo Nacional D'Arte e Poesia", "Fast-Livro”, "Horizontes da Poesia", "Edições Vieira da Silva" e "Momentos de Poesia” em Portalegre).
Publiquei dois livros:-"CANTOS DO MEU CANTO" e "HÁ VIDA NO QUE ESCREVO", esperando publicar, brevemente, outros já praticamente prontos.
Devo esclarecer, por ser verdade, que também meus pais gostavam muito de poesia e algumas quadras aprendi com eles, sendo meu pai um bom cantor muito considerado no meio, inclusive por minha mãe, que dizia que tinha uma voz melhor que a minha.
Quanto a mim, ia cantando na escola do lugar, nas da cidade de Portalegre:- Escola Industrial Fradêsso da Silveira, Liceu Nacional Mousinho da Silveira e na minha Igreja. 
Mais tarde, já em Évora, também no Órfeão da Escola do Magistério.
 Já em Lisboa, como tenor no Coro Polifónico do Sporting Clube de Portugal, desde a sua fundação, na minha Tertúlia "Sporting Canto e Poesia" (que reúne na terceira 4.ª feira de cada mês no Hall Vip do Estádio José Alvalade) e em Encontros de Coros, Tertúlias Poético/ Musicais, Exposições de Desenho e Pintura, e Lançamento de Livros, para que sou convidado.

JGRBranquinho – Setembro de 2018




Sem comentários:

Enviar um comentário