sábado, 10 de novembro de 2012

A VIDA

Resultado de imagem para Imagens simbolizando a VIDA


A VIDA

A vida é mãe e é madrasta!
Isto, ouve-se no dia a dia, diz-se a cada passo.
Observação, ou melhor, afirmação que é feita consoante, pontualmente, se vivem situações de agrado ou de desagrado ou, então, se comenta, segundo o que vamos sabendo na esfera dos nossos contactos.
São frases sem qualquer espécie de eufemismos, classificando factos decorrentes de que tomamos conhecimento, exemplos de casos que nos tocam num ou noutro sentido.
Diz.se que nascemos sem pedirmos e que no nascimento e na morte todos somos iguais. Mas, logo aí entrariam outro considerandos, principalmente de ordem social, que deixo à vossa própria consideração.
A vida tem as costas largas, como é hábito dizer-se. Mas, na verdade, o que é a vida- a nossa vida- se não um somatório de atitudes, de comportamentos, muitos dos quais da nossa própria responsabilidade?
Podemos- e teremos por certo- outras razões para aduzirmos a nosso favor, atribuindo responsabilidades
a circunstâncias que nos são exógenas, mas isso não pode, não deve ser impeditivo de nos responsabilizarmos a nós próprios, procurando modificar os nossos hábitos e irmos à luta no sentido de melhorarmos
as nossas próprias condições de vida.
Então, sim, é nosso dever pensarmos a sério, conscienlizando-nos sobre qual deve ser o nossa
atitude perante a vida, sabendo que depende muito do comportamento de cada um de nós, pois se- TODOS- assumirmos esse compromisso, a vida neste nosso planeta será, realmente, diferente para melhor.
A cada um de nós- sem egoismos- cabe o dever de aproveitá-la no melhor sentido, procurando nunca interferir, mas, sim, colaborar com os que nos rodeiam, solidariamente, com um único fim::- o bem da sociedade onde vivemos e queremos continuar a viver.
Aproveitar a vida- só temos uma!- é correspondermos a um imperativo da parte de QUEM nos deu o ser, que quer que todos sejamos felizes. Portanto, amigos, não caminhemos de encontro aos SEUS propósitos, antes sim, e sempre! ao encontro deles.
Aproveitar a vida é saber estar nela, não em atitude passiva, mas,sim, procurando ativamente dar-lhe sentido- o melhor sentido.Esta é a responsabilidade de cada um de nós.
Fastidioso seria querer enumerar aqui- neste simples e tão ligeiro escrito- tudo o que deveremos fazer, mas posso, ao menos, pedir-vos uma reflexão criteriosa sobre as atitudes positivas a tomar em cada
momento, nunca esquecendo qual é e até onde pode e deve ir a nossa ação, sem interferirmos na liberdade dos que nos rodeiam.
É mais que evidente que ajudando, enriquecemos, também, a nossa própria vida pelas experiências vividas e partilhadas, com as quais aprendemos e que nos dão a certeza dum dever bem cumprido.
Respeitemo-nos, respeitando os outros, façamos das nossas vidas um hino à própria Vida neste nosso planeta, e seremos- TODOS- mais felizes.
Monte Carvalho, 10 de  novembro de 2012- 01:02
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário