sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SERRA AMIGA, SERRA MÃE ( À SERRA DE S: MAMEDE )


SERRA  AMIGA , SERRA  MÃE
    ( À  SERRA DE S. MAMEDE)

Ó minha encantada  Serra de S. Mamede!
Meu oriente mágico no despertar do Sol em cada dia!
Minha SERRA/MÃE, meu abençoado refúgio!
Minha SERRA suave e amiga, sem perigos, para aonde me dirijo num misto de felicidade e admiração,
querendo ver-te um pouco mais de perto.
Sentir-te mais ainda, gozar em teu colo, envolvido em teus poderosos braços, todo
o aconchego que só tu me dás!
Como deste à minha saudosa avó materna que em ti nasceu e viveu até aos anos de adolescência, na Malhada do Vale- Reveladas- situada numa das tuas ensolaradas encostas.
Ela que tanto já me falava de ti e das suas vivências, como sendo um local paradisíaco a que voltava sempre que podia, acedendo feliz, ao teu chamamento que encontrava emocional eco em seu coração.
Conhecia-te, sim, sem te conhecer em pleno, e ansiava por visitar-te e admirar essa beleza de que ela me falava com todo o entusiasmo, encantadamente!
Sentir-me em teus redondos montes a que a Natureza e o tempo, no seu decurso contínuo, deram forma.
Poder visioná-los, perscrutá-los, desfrutá-los, acariciá-los!
Sentir as singulares carícias da ligeira brisa que sopra sobre as tuas urzes, estevas e giestas!
Escutar, silencioso e deliciado, o doce cantar das aves de maior porte!
O murmúrio musical e diverso dos alegres passarinhos esvoaçando apressados no céu azul, ou pousando felizes, em total liberdade de movimentos, com seus pares.
Ouvir (quem sabe) até o uivar do lobo de que minha avó me falava nas nossas noites de inverno, à lareira, na minha casa do Monte Carvalho.
Alongo, agora, o olhar sobre as tuas encostas e vales.
Que grandiosidade na diversidade de tão belos tons:- roxos, brancos, avermelhados, castanhos, amarelos e azuis- que consigo destacar, ao mesmo tempo que admiro a superior arborização verde dos eucaliptos e
pinheiros a perder de vista na imensa floresta que em ti mora, tão bem preservada pelos serviços do Parque Natural.
Quero agradecer-te- SERRA AMIGA- todo o bem que em ti gozei!
Como te amei, amo e amarei até ao fim dos meus dias!
Obrigado por toda a força de vida que me transmitiste, inspirando-me; tornando possível, para mim, sentir um maior apego à  própria vida, que, por vezes, talvez não saiba apreciar devidamente.
Quero voltar!  Hei de voltar!Em breve a ti voltarei-
- SERRA/ AMIGA, SERRA/ MÃE.

Monte Carvalho, 12 de novembro de 2012
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário