domingo, 10 de fevereiro de 2013

UM TEXTO NUM DIA AGRESTE



 

  UM  TEXTO  NUM  DIA  AGRESTE

Em mais uma visita à minha aldeia/mãe- Ribeira de Nisa-Monte Carvalho, concelho e distrito de Portalegre, deparo-me hoje com um dia frio e triste, depois de oito dias bastante agradáveis para a época, em que não faltou o Sol muito apreciado, mormente no Inverno.
A vida, por aqui, nesta altura, não foge muito à de outras regiões do interior, convidando mais a permanecer em casa, no agrado dum programa de televisão ou rádio, acompanhado pelo quentinho duma boa braseira a picão ou elétrica, se não há, já, uma boa e saudosa lareira a lenha...
Ora acontece, que hoje, apesar de ter um bom convite para um lanche na quinta de um casal amigo, que muito prezo, achei por bem não pôr o pé na rua e ficar aqui entregue aos meus pensamentos, transcrevendo alguns deles para o computador, que, a esta hora, me abriu as portas depois da autorização da respetiva rede, visto que aqui, por vezes, é problemática.
Muitas vezes, tal não me é permitido, com muita pena minha, como podeis calcular, agravada ainda pelas circunstâncias do tempo agreste que se faz sentir (frio, chuva e vento assustador) e também por me encontrar sozinho, embora  um tanto atenuada  por estar na casa onde nasci.
Nestes dias escrevi 'meia dúzia' de textos poéticos ao sabor da inspiração que me visitou ("Meu Monte Querido", "Cautério Injusto", "Quadras ao Monte Carvalho" "Por Isso", "O Amor Vencerá"e "Quando Escrevo" e "Jamais" que, a seu tempo, poderei enviar-vos.
No sábado- dia 2- tive a alegria de receber dos meus conterrâneos portalegrenses e sportinguistas, por intermédio do Núcleo Sportinguista de Portalegre, uma significativa homenagem, presidida pela Srª Dr.ª Adelaide Teixeira, M.I.  Presidente da Câmara, que agradeci e agradeço sensibilizado. Nesse mesmo dia dei entrevistas para a Rádio Portalegre e Jornais "Fonte Nova" e "Alto Alentejo", que as publicaram, bem como a notícia da homenagem que me foi prestada.
Regressarei a Lisboa, ainda esta semana, para cumprimento de deveres de muito agrado:- Almoço no sábado- dia 16- no Teatro D. Maria ( homenagem à amiga América Miranda e à sua Tertúlia "Ao Encontro de Bocage") e, no fim da tarde, participando na Tertúlia "Alimentar o Ser", no Bairro da Portela, da responsabilidade do meu amigo Carlos Cardoso Luís.
Na 4,ª feira- dia 20- na SALA VIP do SPORTING- a minha Tertúlia " SPORTING CANTO E POESIA", para que estão todos convidados. Lá vos espero.
Dei-vos as minhas notícias, esperando que não vos tenha aborrecido.
Como diz o outro:- "desculpem lá qualquer coisinha".
O meu abraço
Monte Carvalho, 10 de fevereiro, de 2013
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário