sábado, 25 de maio de 2013

S U B L I M E, SUPERIOR , D I V I N O !

Resultado de imagem para Um céu bonito e bem iluminado pelo luar


S U B L I M E,  SUPERIOR,   D I V I N O!
Estava perdido de amores! Estava verdadeiramente apaixonado! Não o confessara ainda, a ninguém, guardando para si esse sagrado sentimento, esse precioso segredo.Via nela a mulher que tinha idealizado para si, desde a juventude.
Acompanhava diariamente os episódios do filme em que ela era uma das personagens- para ele, A ÚNICA! Aquela que o impressionara tanto desde o primeiro episódio e logo o prendera.
 Aguardava ansioso, cada dia, a hora de a voltar a ver e admirar no pequeno ecrã. Idealizava-a fora do desempenho do papel que lhe fora atribuído, mas sempre acreditando, sempre crendo que ela era assim, tal como ali a via!
Queria; desejava que fosse assim! Não concebia que fosse de outra forma. Dizia de si para si que se no filme desempenhava aquele papel, era porque o tinha escolhido de acordo consigo mesma. Só poderia ser assim! Tinha que ser assim!
Quanto pode o amor! Como é possível apaixonar-se uma pessoa por alguém que não conhece se não pelo desempenho num filme?!
A verdade é que estava mesmo perdido por aquela mulher! Ergueu-a num pedestal onírico, no seu inesperado mas idolatrado mundo de sonhos, adorando-a como a uma deusa!
Via-a todos os dias. Tinha-a ali tão perto e não podia dirigir-lhe uma palavra! Uma só que fosse! Um verdadeiro martírio a que de bom grado se entregara.Contentava-se com vê-la, sonhava os mais lindos sonhos com ela. Era- a seu modo- feliz, sempre guardando em si a secreta esperança de um dia a poder ver, de um dia a ir procurar; quem sabe… até de arranjar coragem para lhe falar e dizer, então, respeitosamente, quanto dela gostava, mesmo que não se atrevesse a declarar-lhe o seu amor.
Vivia nesta expetativa de encanto e sobressalto!
Num certo dia, casualmente, encontrou-a num lugar público frequentado por muita gente- especialmente a ligada às artes- numa exposição na Gulbenkian. Que sensação agradável sentiu! Que feliz acaso- dizia. Que sorte! Que encanto!
Aí… temeu-se… tremeu… limitou-se a segui-la com um olhar e num avassalador sobressalto que o dominava por inteiro. Aquele sentimento era mesmo a sério! Mas como era possível se não a conhecia verdadeiramente?! Só pelas imagens a conhecia e estava mesmo apaixonado por ela. Aquela situação fortuita não o desiludiu mas fez que a razão o chamasse à realidade, se sobrepusesse ao seu sentimento de amor, mas nunca beliscando no de admiração.
(Veio-lhe, então, à memória, um caso que conheceu, de paixão semelhante por uma linda amazona nos tempos da sua adolescência, mas, nesse caso, eram dois os apaixonados, de tal modo que diziam estar dispostos a seguir com a tal amazona para onde ela os chamasse, nem que fosse para tratarem dos cavalos, como seus empregados.)
Fez-se, assim, sem o esperar, um pouco de luz no seu espírito, chamando-o à razão.
Continuou a guardar esse sentir de amor no mais íntimo de si mesmo, amando-a e admirando-a, mas compreendendo que ela jamais poderia ser sua, dada a distância abissal que os separava por muitas a variadas razões.
O amor, realmente, não sucede na esfera do que julgamos razoável. Está muito para além disso! Acontece nas situações mais inesperadas porque é único, é sublime, é superior, é divino.

Quinta da Piedade, 25 de maio de 2013.
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário