segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

EPISÓDIOS DA MINHA JVENTUDE

Foto de VÓNY Ferreira (escritora).


Desde os meus tempos de juventude, vivendo no campo- Monte Carvalho, Portalegre-  que tenho uma especial admiração por equídeos, particularmente por cavalos, que considero serem os mais bonitos de todos os animais.

Desde criança, montei burros, machos e cavalos ,"muitas vezes em osso" e tinha, por tal razão, um grande à vontade nessa já de si agradável ocupação.
Algumas quedas- felizmente sem consequências de maior- e lá voltava eu (todos os dias por mais que uma vez) a levá-los à fonte, onde se dessedentavam.
Os meus vizinhos, sabendo do meu gosto, já brincavam comigo, dizendo-me:- Olha que o animal já deve estar com sede...
- Vai, vai lá buscá-lo, coitadinho!... 
Claro que eu, como era natural, até fingia que acreditava, pois vinha ao encontro do meu desejo de montar durante mais alguns minutos entre a cavalariça, a fonte e o regresso.
Recordo (como mais espetacular) uma queda do meu "pintassilgo" no largo do Monte, dando eu mortal e ficando de frente para ele, sem a mais pequena lesão de ambos! As pessoas que estavam por perto, naturalmente, assustaram-se, admirando-se como não me feri, nem o próprio animal, coitado!
Uma outra situação sobre a qual já escrevi, num dia de gelo e neve - por queda do animal - eu e minha saudosa mãe, também caímos e ficámos encavalitados no pescoço do animal, felizmente sem consequências. 
Após isso ainda nos rimos, até porque, como referi, não nos magoámos, nem o nosso amigo "passarinho"!
Durante o tempo que vivi no campo, muito me diverti! 
Devo dizer, a bem da verdade, que meus pais tratavam os animais com todo o carinho, como nossos amigos que eram, prestando-nos os seus serviços de grande utilidade.
Se  chovia e vinham molhados, eram logo motivo de uma esfrega com palha, para evitar que adoecessem, além de outros cuidados como uma adequada alimentação. Serviam-nos e eram  devidamente recompensados.
Aqui deixo, volvidos muitos anos, mais este apontamento dos tempos da minha juventude, com a saudade de quem muito viveu no campo em íntimo contacto com a Mãe Natureza.

Quinta da Piedade, 12 de fevereiro de 2018  
JGRBranquinho





Sem comentários:

Enviar um comentário