quarta-feira, 5 de março de 2014

À MULHER


 


À MULHER
Desde sempre- desde que me entendo, pelos mais diversos motivos- a minha enormíssima admiração pela MULHER.
Desde muito jovem (posso dizer que desde criança) pelo conhecimento que fui tendo através do convívio com as mulheres da minha aldeia- Ribeira de Nisa- Monte Carvalho- e um pouco da cidade de Portalegre, me habituei a respeitá-las e a admirá-las pelo seu valor na sociedade.
Com mães amorosas e esposas verdadeiramente dedicadas- até submissas- eu sentia que eram o verdadeiro sustentáculo dos seus lares.
Infelizmente, existia ainda um machismo exacerbado- a todos os títulos condenável- que não me passava despercebido, que era notório no dia- a- dia e provocava em mim uma séria revolta.
Assisti a situações degradantes para as mulheres e, muitas vezes, a reação era a que “entre marido e mulher não metas a colher” e as coisas continuavam naquele ritmo conformista, apesar de surgirem, também, alguns sinais de revolta mas que nada resolviam.
Isto, quanto ao triste e condenável ambiente familiar, que por si só era proporcionador de maus exemplos que podiam influenciar os jovens (e em alguns casos influenciavam mesmo) levando-os mais tarde a seguir tais escabrosos exemplos.
Podia contar-vos aqui casos terríveis de maus tratos, mas entendo que é melhor nem os citar, até porque os mais velhos também conhecerão alguns, visto que o mal era geral.
Felizmente que hoje esses aspetos negativos não são assim tão generalizadas, embora ainda se vá dando conta de alguns.
Com o decorrer dos anos, naturalmente, à minha admiração pela MULHER, começou a juntar-se a atração- tudo boas razões, como é fácil de compreender.
Defendo- ainda com toda a razão- que a MULHER deveria ter um outro estatuto na nossa sociedade, sendo mais ouvida e desempenhando cargos de maior relevância, de acordo, claro, com as suas capacidades.
Hoje, como sei e posso- pelas minhas próprias limitações- canto a MULHER incessantemente, reconhecendo que nunca conseguirei exaltá-la com merece.
Com a máxima admiração pela MULHER, aqui deixo a minha singela homenagem, quando se vai comemorar mais uma vez o seu dia, a 8 de março.
PARABÉNS E O MEU AGRADECIMENTO, RECONHECENDO QUE DEVE SER AMADA,  LEMBRADA E RESPEITADA PARA TODO O SEMPRE, COMO MERECE.
Quinta da Piedade, 5 de março de 2014
JGRBranquinho




2 comentários:

  1. Bela homenagem, à Mulher, que mesmo quando a vida é espinho agreste ela é doce como veludo e deixa sempre recordações no peito que a amou...
    Pela minha parte fico grata porque me sinto também homenageada nesta tua crónica como Mulher amiga do meu Amigo.Abraço-te

    ResponderEliminar
  2. Querida Amiga Natália:
    Agradeço-te, do coração, o teu comentário amigo.
    Gostei muito das tuas justas e bonitas palavras.
    Admiro-te muito, como sabes e mereces.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar