sexta-feira, 21 de março de 2014

FALANDO DE MIM



          FALANDO  DE  MIM
Vivi uma boa parte da minha vida (a mais feliz até agora) no campo, no meu lugar- Monte Carvalho- freguesia da Ribeira de Nisa, concelho de Portalegre.
Foram os primeiros vinte anos, naturalmente sob a influência benéfica do contato mais próximo com a Mãe Natureza, crescendo e aprendendo.
Depois da 4.ª classe na Escola do meu lugar, veio a Escola Industrial Fradêsso da Silveira e o Liceu Mouzinho da Silveira, na cidade de Portalegre, mas sempre habitando na casa do campo com meus pais e perto de meus familiares- especialmente- desfrutando da presença das minhas saudosas avós:- Maria Joaquina e Maria Josefa.
Veio, depois, o serviço militar como miliciano, em Lisboa, Évora e Coimbra, com manobras militares de permeio, em Santa Margarida.
Sempre que podia e tinha permissão, lá voltava a casa por uns brevíssimos dias, até que, passando à disponibilidade, ingressei na Escola do Magistério Primário em Évora, onde completei o curso.
Comecei a exercer a profissão docente na Escola da Fontedeira, em Portalegre, onde permaneci dois anos, tendo depois sido colocado em Lisboa, onde obtive, também, o Curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da Universidade Clássica.
Frequentei, ainda, o Instituto Superior de Serviço Social, mas por motivo da incompatibilidade  com o exercício da minha atividade no ensino oficial, tive que desistir.
Exerci a minha atividade em Escolas da Penha de França, (Olivais Norte, que dirigi durante treze anos) e Alvalade, onde me aposentei.
Fundei um Centro de Postos da Telescola que orientei durante cinco anos e lecionei durante outros cinco anos- na Administração Geral do Porto de Lisboa- o Curso Preparatório do Ensino Liceal a funcionários que pretendiam ascender na carreira.
Como sócio do Sporting Clube de Portugal, fui secionista do Departamento de Cultura e  Recreio com as áreas de Teatro, Música Coral e Filatelia, integrando o Grupo Coral desde outubro de 1980.
Atualmente dirijo o mesmo Departamento, onde criei a Tertúlia “CANTO E POESIA” que reúne nas terceiras 4.as feiras de cada mês, na Sala Vip do Sporting.
Desde jovem, tenho o gosto da escrita, tendo participado em cerca de meia centena de Antologias de Poesia Contemporânea Portuguesa, Sessões de Apresentação de livros, Exposições de Pintura, Tertúlias Poéticas e Encontros de Coros, para além da colaboração em jornais e revistas com trabalhos em prosa e poesia.
Atualmente, tenho como hobbies a poesia, o canto e a música.
Publiquei em 2010 o livro de poesia ” CANTOS DO MEU CANTO”.
Eis, em síntese,  o que tem sido a minha atividade ao longo dos anos.
Monte Carvalho, 21 de março de 2014
JGRBranquinho


Sem comentários:

Enviar um comentário