segunda-feira, 13 de outubro de 2014

EM PLENA SERRA



EM  PLENA SERRA
Benditas sejam as aves do campo com seu cantar melodioso e alegre!
Caminhando por estas veredas rodeadas de castinceiras verdes e viçosas, urze, jounas, macela, sargaço e rosmaninho, em plena Serra de Portalegre, bem junto à minha Ribeira de Nisa,
delicio-me ouvindo em seus diferentes cantares, nesta bonita tarde de primavera, os alegres passarinhos e, mais ao longe, o "cu cu" do astuto e preguiçoso cuco- o tal que nem o ninho faz, pondo os ovos no dos outros pássaros.
Cada um com seu gorjeio de namoro, esvoaçando de ramo em ramo destas engalanadas árvores bem floridas, alegram esta minha estadia aqui, encantam-me sobremaneira.
São maná de leite e mel escorrendo sobre todo o meu ser sequioso de céu,
 ávido de uma certa felicidade que, caminhando, procuro alcançar.
Este bem-estar aqui sentido no passeio a sós que dou pela Serra,
é algo de sobrenatural,  quase divino, em contacto com a Mãe Natureza,
avistando a aldeia cá do alto, a aldeia onde nasci e cresci,
onde aprendi as primeiras letras, onde despertei para o AMOR-
           - A minha  R I B E I R A  D E  N I S A.
Quisera construir aqui, em plena Serra, bem perto do Alto de S. Mamede,
a minha segunda casa cercada por todos os lados de vegetação luxuriante,
desfrutando plenamente deste paraíso terreno nesta zona do País,
 bem no interior, longe do bulício das grandes cidades.
Aqui, sim, seria o lugar de eleição para um viver tranquilo, propício à oração, 
ao contacto com Deus Pai, agradecido por esta bênção divinal!
Volto agora a descer esta velha vereda, já muito pouco utilizada, e onde agora
 rebentam ervas sem nome e sem número, onde por vezes escorrego.
Estou já bem próximo do vale onde encontro a estrada bem cuidada (junto à ribeira) que liga o meu Monte Carvalho à Igreja em honra de N.Senhora da Esperança-  por onde caminharei até a casa.
Venho alegre, recordando, já com saudade, o bonito e reconfortante passeio pela minha Serra, prometendo, a mim mesmo, voltar em breve se as forças o permitirem, que o tempo… esse... nunca mo impedirá!
Foi um passeio rico, salutar, até pela muito atenta observação da Natureza, apreciando plantas cujo nome fui recordando com o maior agrado e me transportaram aos bons tempos da minha mocidade distante.
Estou muito grato a DEUS por esta minha incursão na Serra - ‘mais perto do Céu’e sob um Sol ameno- e pelos encantados momentos vividos escutando a passarada amiga, que parecia acompanhar-me nesta breve passagem. 
B E M   H A J A M!
Monte Carvalho, abril de 2014.
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário