terça-feira, 25 de junho de 2013

APONTAMENTO BREVE



        UMA  OPINIÃO.  UM  CONSELHO
Se queres aprender mais, ser melhor, exercita na profissão que escolheste todas as tuas capacidades, desenvolvendo-as cada dia, mais e mais.
Pouco sabes ao obteres o teu curso e nunca descures a tua ação, nunca te desleixes, pensando que já sabes tudo!
 O exercício correto da função onde ganhas o teu sustento, isto é, tudo o que fazes, deve ser considerado como obrigação que a ti próprio impões, no sentido de obteres um maior conhecimento, dando, em simultâneo, um muito melhor rendimento, com o que, afinal, só podes vi a beneficiar, beneficiando os próprios serviços que te pagam o salário.
Quantos conheci e conheço que por terem obtido uma razoável classificação (mesmo boa) nos seus cursos- em escolas que por vezes avaliavam mais a capacidade de memorizar umas tantas matérias ou repetir definições,num ensino excessivamente livresco- se convenceram de que nada mais tinham a aprender e foram, depois, um fracasso na prática da sua atividade, negando-se, inclusive,a frequentar cursos de atualização.
Deixo esta recomendação, este alerta, a todos os que agora ainda estudam e, também, às escolas, pois não é com facilidades, nem com excessivo ensino teórico, que se prepara para a vida.
Tem que haver uma maior interligação entre a ESCOLA e os serviços para que pretende preparar os alunos, abrindo as suas portas e permitindo um ensino integrado onde teria lugar um estágio de modo a tornar mais eficiente a preparação e a aptidão para as diferentes funções que na vida de trabalho os esperam..
Falo da ESCOLA como um todo; abrangendo todo aos graus de ensino, isto é, desde as chamadas escolas técnicas às do ensino superior.
Não quero ser- sei que não sou- dono de toda a verdade. No entanto, julgo que as pistas que aqui deixo, não serão (de todo) de desprezar, constituindo um alerta bem intencionado.
Faço-o. com convicção, baseado na experiência de uma já longa vida, alguma ligada à função docente.
Quinta da Piedade, 24 de junho de 2013
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário