sábado, 29 de junho de 2013

COMENTANDO



                                            COMENTANDO
“ O pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade. O otimista descobre uma oportunidade em cada dificuldade”.
Isto, sem tirar nem por, recebi há dias num mail duma pessoa amiga e fez-me refletir.
É uma excelente frase, e sobre a qual gostaria de me debruçar um pouco mais.
Retrata bem o estado de espírito de ambos, com os reflexos inerentes às consequências que acarretam para as suas vidas .
Realmente, o insucesso ou o sucesso, estão ligados a cada uma das atitudes que se tomam, condicionando ou alavancando o êxito duma carreira.
Quantas vezes se constata, naturalmente com conhecimento de causa, o fracasso de uns e o sucesso de outros, e se conclui da presença desses dois diferentes estados de espírito em situações que dão razão àquela afirmação.
Por vezes diz-se, também, que os primeiros são tímidos, que os outros são corajosos.- é uma outra maneira de os definir.
Os primeiros- os pessimistas- têm medo de arriscar; os outros- os otimistas- são os que num certo momento, num gesto de afirmação, não se importam de correr riscos, confiantes na sua intuição, e vencem na vida.
Lá diz o velho ditado..."quem não arrisca não petisca"! E o outro que diz que "dos fracos não reza a história".
Outras pessoas dizem que é o azar ou a sorte, mas, em muitos casos, está subjacente a verdade da afirmação com que iniciei o meu escrito.
Se me disserem que é contestável a afirmação, direi que talvez, sim, já que a ponderação também deve ser tida em linha de conta antes de tomada uma decisão, seja em que sentido for.
Em linhas gerais, portanto, vamos por de lado o pessimismo e apostar no otimismo, evidentemente que- como já dei a entender- depois de estudadas as situações, e não “à doida” - como também se costuma dizer.
Mas, acredito, sinceramente, para finalizar este apontamento baseado na frase que pessoa amiga me enviou, que o triunfo está do lado dos otimistas, na grande maioria dos casos, parecendo que a ousadia atrai o sucesso.
É do conhecimento de todos nós que pessoas que nada tinham (a não ser o seu espírito otimista, empreendedor) não baixaram os braços, foram à luta, e alcançaram, assim, grandes êxitos, mesmo sendo vítimas de alguma maledicência, quem sabe se por inveja dos tais tímidos, que se acomodaram, fracassando na vida.

Quinta da Piedade,29 de junho de 2013
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário