sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TRAIÇÃO




TRAIÇÃO

Quando a descrença sobrevem, surge o desespero, por vezes a revolta e até, em alguns casos, a raiva. A descrença fruto duma traição, especialmente se ela vem de alguém que nos diz muito, ou melhor, nos dizia muito. De uma pessoa que amámos sem reserva de espécie alguma, de uma pessoa que durante anos considerámos, isto é, que nos habituámos a admirar e a amar.

Vem isto a propósito dum caso de que tive conhecimento há tempos, que aliás, também a mim causou impressão fortemente negativa.

Diz-se que ‘quem vê caras não vê corações’… e é bem certo em casos de que ao longo da vida vamos tomando conhecimento.

Naturalmente que o ditado se aplica quando surge a desilusão que é a traição de um amigo ou até no caso de um namoro ou mesmo de um casal.

A formação de cada um é a que é e, contra isto, como também se diz na gíria… "batatas"!

Dir-me-ão alguns que uma pessoa pode mudar e que só os burros é que não mudam. Porém. não é isso o que está aqui em causa.

O que refiro é bem diferente! O que se critica não é o facto de a pessoa deixar outra, mas a falta de caráter em não assumir às claras uma mudança de atitude, conversando lealmente, trocando impressões no sentido do esclarecimento das situações.

Evidente que ninguém é obrigado a manter uma ligação contra a sua vontade.

O que deve é (‘por os pontos nos is’ e em todos as outras letras) se me é permitida a expressão e, num diálogo franco e aberto, com toda a sinceridade, esclarecer tudo.

Então, daí em diante, ninguém tem que se queixar e ‘cada um parte para outra’, com maior ou menor dificuldade, consoante o temperamento de cada um, mas sem razões para censuras por parte seja de quem for.

Poderá ser difícil? Mas é preferível, cem por cento, a casos como se assiste por vezes, manchando a honra das pessoas e a tornarem-se, até, motivo de chacota.

A lealdade é uma forma superior de convívio Nada mais importante.
Portanto, traição, nunca! Há traidores que ficaram na História, sim , mas  pelos piores motivos. Todos nos recordamos da frase:- " Roma não paga a traidores".
Ficar na história, assim, não é glória! É peçonha! É desonra!
Quantos problemas (problemas bem graves) se evitariam se todos procedessem de modo correto, de modo decente, honrando-se a si mesmos a bem duma sociedade que se queria não fosse uma utopia mas, sim,uma bela realidade onde pudéssemos viver como irmãos que se respeitam e amam.

Quinta da Piedade, 10 de outubro de 2014

JGRBranquinho


2 comentários:

  1. A traição é uma marca que fica para o resto dos dias de quem é traído, ainda que venha a perdoar, a mágoa essa nunca passa e vem ao de cima sempre que a vida se torna complicada...
    Bom seria se tudo fosse rosas, quem é leal dificilmente aceita a traição, é das poucas coisas que o tempo não cura e sempre massacra. É minha opinião, concordo que deve haver franqueza, sinceridade e honestidade nos nossos actos, nos nossos sentimentos...seria um mundo de facto bem mais respirável, mais respeitoso, menos complicado, mas o jeito que leva não me parece que o venhamos a ver tal como desejamos. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá, minha querida Amiga Natália!
    Mais um teu comentário aqui fica registado- comentário bem inteligente e muito agradável para quem, naturalmente, espera obter a compreensão dos que amavelmente o lêem. Outra coisa eu não esperava de ti, Amiga!
    Tive pena que não pudesses estar na minha tertúlia. Fui o culpado mas surgiu-me ali um problema que me impedia de a levar a efeito no dia 15, como é hábito e se manterá:- terceira 4.ª feira de cada mês..
    Ainda avisei mas pode ter sido já tarde.
    No sábado passado fui ao Vá Vá:- Associação Portuguesa de Poetas.
    Foi uma bela sessão.
    Beijinhos e obrigado pela tua disponibilidade amiga.

    ResponderEliminar