quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

UM POUCO DA MINHA VIDA

UM POUCO DA MINHA VIDA


Entre belas giestas e castinceiras (minhas veredas amigas) caminhei, a sós, vezes sem conta, para a cidade de Portalegre e no regresso a casa no meu Monte Carvalho, escutando dos pássaros as mais belas melodias e/ou entoando e assobiando as mais bonitas cantigas, aprendidas ouvindo a rádio.
 A princípio ia para a Escola Industrial Fradêsso da Silveira situada no Largo da Sé e, já mais tarde, para o Liceu Mousinho da Silveira, no Corro- Praça da República. Foram anos da minha juventude que decorreram céleres, mas que jamais esquecerei! Era duro caminhar cerca de 13 quilómetros diariamente, mas a força de ânimo e da própria idade, tudo superavam, até porque o fazia de bom grado, sabendo que assim estava a preparar o meu futuro. Aliás, as recomendações em casa eram também nesse sentido e outra coisa não seria de esperar. Obediente e sabendo que naquele tempo era a vida muito dura e poucos dos meus amigos tinham a possibilidade de ir estudar, cumpria, o melhor que podia, essas recomendações dadas por meus pais, meus avós e, também, por meus professores.
(Esclareço que no tempo pior de inverno, meus saudosos pais me arranjaram uma pensão na cidade, embora eu preferisse vir para o Monte, onde tinha os meus amigos de infância, que não estudavam.)
Já mais tarde, tive, então, a minha “Dinâmica”- uma bela bicicleta vermelha que era o meu encanto! Daí em diante, então, o meu caminho tornou-se naturalmente mais fácil e rápido e podia dormir mais alguns minutos, pois o que até ali era o caminhar a pé por veredas pela serra, passou a ser de bicicleta pela estrada.
Terminados os dois cursos – Industrial e Liceal- surgiu a tropa, como miliciano, que me prendeu por lá (Lisboa, Évora, Coimbra e manobras militares em St.ª Margarida) durante dois anos.
Foi um atraso na minha vida ( já tinha tido o dos cinco anos na Escola Industrial ) mas tudo se recompoz.
Formei-me com o Curso de professor na Escola do Magistério Primário de Évora e, mais tarde, com o Curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Exerci em Portalegre durante dois anos, na Escola da Fontedeira, e em Lisboa, durante mais trinta e quatro:- Escola n.ºº145 (Penha de França) -175- (Olivais Norte) e n.ª24- (S. Miguel, Bairro de Alvalade)
Durante 13 anos dirigi a Escola de Olivais Norte.
Hoje, aposentado, divido o meu tempo, lendo e escrevendo prosa e poesia, participando em lançamentos de livros, encontros de poesia e canto, além de dirigir o Departamento de Cultura e Recreio do Sporting Clube de Portugal, onde tenho a "Tertúlia Sporting Canto e Poesia", que tem lugar na terceira 4.ª feira de cada mês, entre as 15 e as 17.30 h, na sala Vip do Estádio José Alvalade. 
Naturalmente, dou todo o apoio que posso, à minha família e ao meu Sporting, de que sou, atualmente, o sócio n.º 1.565-0.
Passo ainda algum tempo no meu Monte Carvalho (Portalegre) e também em Vilamoura, com idas à vizinha Espanha, especialmente de Valência de Alcântara a Cáceres e Salamanca.

Obs. Em 20o7 publiquei o livro " CANTOS DO MEU CANTO" e tenho o propósito de em breve publicar um de crónicas e outro de poesia. Já colaborei em cerca de cinco dezenas de Antologias de Poesia e Prosa Poética.
Quinta da Piedade, 23 de janeiro de 2018
JGRBranquinho

NOTA:- O quadro é da autoria do meu neto João Francisco ( Arith Harger).




Postado por José Branquinh


Sem comentários:

Enviar um comentário