domingo, 28 de dezembro de 2014

A MINHA PRIMEIRA ESCOLA- ESCOLA DA FONTEDEIRA EM PORTALEGRE

Em 1935 começaram a ser construídas estas Escolas integradas no chamado "PLANO DOS CENTENÁRIOS".
Era Ministro das Obras Públicas o Eng. Duarte Pacheco, que incumbiu os arquitetos Rogério de Azevedo e Raul Lino, da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, desse importante projeto. Eram edifícios geminados de forma a poderem garantir
a separação dos sexos, havendo quatro salas em cada um deles. Na imagem pode ver-se um desses edifícios, onde comecei a trabalhar como docente no ano letivo de 1958/59, mantendo-me ali até 1959/60, época em que me transferi para Lisboa. Eram escolas bem apetrechadas e com um bonito aspeto, existindo ainda algumas no País. Viradas a Sul com uma melhor exposição ao Sol, esta ficava a norte do Jardim Público de Portalegre, muito bem enquadrada com a famosa Cascata como se pode ver na imagem, tendo por fundo a Serra de Portalegre e o Colégio de Santo António. A minha sala, olhando a foto, era no primeiro andar, à esquerda.
Guardo, como é natural, a melhor recordação desta escola- A MINHA PRIMEIRA ESCOLA- A ESCOLA DA FONTEDEIRA, onde lecionei duas turmas, guardando ainda a relação dos nomes desses meus alunos. Nesse local foi construído depois, o atual Hospital Dr. José Maria Grande., desaparecendo, também, infelizmente, a bonita Cascata, onde existe agora o Café/Restaurante " O TARRO", encimando o Jardim Público, também alterado sem vantagem, na minha opinião e de muitos outros portalegrenses.
Enfim... modernices que nada acrescentaram à beleza do local, que era o Passeio público da cidade e onde se realizavam as feiras das cerejas e das cebolas, hoje deslocadas para a zona industrial.

Quinta da Piedade, 29 de dezembro de 2014
José Garção Ribeiro Branquinho

2 comentários:

  1. Vim ver o seu blog e desejar um Bom Ano Novo! Gostei de ver a velha escola da Fontedeira onde também devo ter andado uns tempos, mas creio que foi na da Corredoura que fiz a 4ª classe, estudando com a Professora D. maria da Alegria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grato por visitar o meu BLOG. De vez em quando apareça por aqui. Se puder e quiser, claro.
      Tenho alguns escritos ( em verso e prosa) sobre a nossa amada Portalegre
      As minhas saudações transtaganas.
      JBranquinho

      Eliminar