sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

À SERRA DE SÃO MAMEDE




À  SERRA DE SÃO MAMEDE



 Sob a bênção desta serra

- a  São Mamede amiga-

Passo agora uns breves dias,

encantado!

Com seus ‘bons dias’

estou sendo agraciado

Entoo-lhe humildemente

 uma cantiga.

Aí desponta o Sol
que ilumina e nos aquece!
Em ti, os primeiros nevões
no duro inverno.
Em ti, sublime encanto
que é eterno! 
Por ti, a nossa terra
se enriquece.



No teu vasto sopé

é minha aldeia querida.

A admirar-te vivi

 na distante mocidade!

Quanto tempo bom

nesse tempo sem idade

Desfrutando, sem conto,

toda a graça recebida.



Por isso te louvo e louvarei

São Mamede querida!

Mãe amada que em teu seio

 me acolheste.

De mim- teu filho amado-

pouco recebeste!

Recebe, ao menos,

esta homenagem bem sentida.



Monte Carvalho, 10 de dezembro de 2014

JGRBranquinho



Boa noite!

Gostei muito do texto que é inspirado na ligação ao torrão natal. E o ar que se respira deve ser de boa qualidade.
A paisagem é magnífica.
Tem que fazer um poema sobre a Serra da Estrela, aos seus rochedos, lapas e fragas, à Cabeça da Velha e ao ar ímpar do Vale Glaciar do Zézere.

Abraço do

Carlos Dobreira

N.B.- Estamos a preparar o nosso e-mail de Boas Festas. Desde um sem abrigo a dormir num túnel de Braga, ao cidadão que está a pedir comida à saída do Lidl em Fafe até ao Pai que pede as legendas nos filmes da Disney para interagir com a filha. Também estamos a pensar por aquela fotografia do túnel do Marquês que nos enviou! Enfim, é o nosso País.





Comentário de José Garção Ribeiro Branquinho 53 minutos atrás
Excluir comentário
Olá querida Amiga!
Prometido está, preciso é cumprir! Vamos ver se vem então o tempo bom, porque também eu gosto de ir lá acima mas com tempo bom, claro!
Obrigado por teres lido e... prometido!
Aguardemos, então, melhores dias.
Beijinhos.
Comentário de José Garção Ribeiro Branquinho 58 minutos atrás
Excluir comentário
Olá, Amiga Helena Teresa! É como ambos dizemos agora:- Homenagem bem sentida à S. Mamede querida.
Ainda bem que gostou. Muito mais se tiver oportunidade de lá ir, creia.
Obrigado e até Janeiro.
Beijinhos
Comentário de José Garção Ribeiro Branquinho 1 hora atrás
Excluir comentário
Amigo José Carlos Nunes!
"Riba Tejo" "Além Tejo"-vizinhos amigos com o grande TEJO em comum.
Obrigado e sempre que possa vá até lá, procurando ir à Serra. É um verdadeira encanto Há tempos dei por lá uma volta e fiz cinquenta e tal e tal quilómetros! Não é nada medonha! Anda-se lá sempre na maior calma.
Bendita Serra de SÃO MAMEDE !
O meu abraço.
Comentário de José Garção Ribeiro Branquinho 1 hora atrás
Excluir comentário
Olá, Amigo João Pereira Belo!
SÃO MAMEDE não é das mais altas, mas é grande em extensão.
No seu sopé existem várias povoações, entre as quais está o meu MONTE CARVALHO- freguesia da RIBEIRA DE NISA, onde eu volto muitas vezes e sempre com todo o agrado. É a minha terra e está tudo dito!
Pela Serra existe, até, uma certa adoração ou veneração, é verdade, pelo menos da minha parte. Ao ponte mais alto só lá fui por volta dos dez anos, mas é um encanto para os olhos a paisagem imensa que dali se observa. Nascem lá várias ribeiras que tão úteis são, como sabe.
Uma menina- a minha saudosa mãe- queria que a levassem lá para poder tocar o Céu e Sol!!!!!....
Muito obrigado pelo comentário e por me dar a conhecer um pouco de si. patrício! BOM NATAL!
O meu abraço
Comentário de Maria José Monteiro Reis 7 horas atrás
Excluir comentário
Um poema bem sentido à Serra de S. Mamede.
Quero ir visitar esses lugares todos de que falas, já te disse.
Deixa vir os dias bons e maiores...
Beijinhos.
Comentário de Helena Teresa Ruas A. S. Reis 9 horas atrás
Excluir comentário
"Homenagem bem sentida" a "São Mamede querida!" Gostei muito. Beijinho. Óptimo Natal e Lindas Tertúlias de Ano Novo!
Comentário de jose carlos nunes 20 horas atrás
Excluir comentário
Gostei de ler e, sendo eu Ribatejano, também gosto muito do Alentejo onde vou assim que a primavera desponta para saborear as belas paisagens e gentes alentejanas. Abraço e Boas Festas
Comentário de JOAO PEREIRA BELO 21 horas atrás
Excluir comentário
Olá amigo José Branquinho.Bonito poema. Com sentimento. Gostaria de perceber o nome da sua aldeia, pois também sou do Distrito de Portalegre - Ponte de Sor. Por laços familiares, visitei na minha infância e mesmo mais tarde, Castelo de Vide, Monte da Pedra, Beirã, Marvão (...) dos 6 meses aos 11 anos vivi com os meus pais, nos arredores do Crato. Enfim ... essas maravilhosas e acolhedoras paisagens do "nosso" Alentejo!... Boa estadia por aí. Boas Festas. Um abraço para si.  João Belo.

Badge

">

RÁDIO HORIZONTES DA POESIA

.  
TODAS AS TERÇAS-FEIRAS, DAS 21:40 HS ÀS 23:40 HS (HORÁRIO DE PORTUGAL), VOCÊ OUVIRÁ O PROGRAMA "PENSANDO EM VOCÊS" COM JOAQUIM SUSTELO


Se você não estiver ouvindo aqui no Horizontes da poesia, poderá também acessar este site da rádio - CLIQUE AQUI
RÁDIO HORIZONTES DA POESIA - http://horizontesdapoesia.listen2myradio.com/
© 2014   Criado por Joaquim Sustelo.   Ativado por

Sem comentários:

Enviar um comentário