domingo, 28 de dezembro de 2014

VIDA E OBRA DE JOSÉ DURO


 









José Duro
Portalegre 1875 - Lisboa 1899

Vida e obra de José Duro
José António Duro- mais conhecido como José Duro, foi um poeta decadentista português. O primeiro soneto, intitulado A Morte, foi escrito em Portalegre, em 1895, revelando já um temperamento melancólico, pessimista e mórbido ainda mais evidente no Fel, publicado alguns dias após a sua morte. A tuberculose teve, provavelmente grande influência no seu carácter sombrio. Em 1896 publicou em Portalegre, um folheto de versos que intitulou Flores. Foi aluno da Escola Politécnica de Lisboa; frequentou tertúlias onde desenvolveu o seu interesse pela literatura ( nacional e estrangeira) sofrendo forte influência de autores como Baudelaire, António Nobre, Antero de Quental, Guerra Junqueiro e Cesário Verde. A prostituição, a morte, a tuberculose e o desespero são os temas mais recorrentes da sua poesia, considerada a mais negativista das correntes estéticas decadentistas de Portugal.


NOTA:-
Uma síntese sobre a vida e obra de JOSÉ DURO um grande POETA meu conterrâneo. No anterior apontamento a que dei o título " A DOR DE JOSÉ DURO" deixei poemas dum tempo em que se encontrava já muito doente.Em cima o primeiro Monumento a José Duro, construido à custa dos  estudantes do meu tempo. Lê-se uma quadra do POETA:- O LIVRO QUE AÍ VAI - OBRA DUM INCOERENTE-  É UM LIVRO BRUTAL, É UM POEMA A ESMO... / PENSEI-O PELA RUA OLHANDO TODA A GENTE,/ ESCREVI-O NO MEU QUARTO OLHANDO-ME A MIM MESMO...
Quinta da Piedade, 28 de dezembro de 2014
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário