sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O TEXTO QUE EU GOSTAVA DE TER ESCRITO



 O TEXTO QUE EU GOSTARIA DE TER ESCRITO
“AQUI, ONDE O NORTE ABRAÇA O SUL e o homem se funde com a NATUREZA num  entendimento secular, o PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE oferece, em jeito de ARCA DE NOÉ do património natural português, o espetáculo da sua biodiversidade.
Paisagem arrumada, limpa, seja rural ou urbana, como limpos são os seus ares e cristalinas as suas águas. Terra de paz mas também de guerra: o mais importante conjunto de fortificações do país atesta que o NORTE ALENTEJANO foi a “Chave do Reino”, o palco de dramáticas disputas pela independência de Portugal. Em cada castelo uma âncora da nossa identidade.
No topo dos montes espreita o casario abraçado de muralhas: parece temer, ainda, algum assalto. Só a matriz se sobreleva, protetora, projetando o branco açucarado da cal no azul absoluto do céu.
Aqui vive um povo dócil, sinceramente hospitaleiro, que surpreende pelas suas artes e que ultrapassou as vicissitudes da história com uma dignidade ímpar.
E é sobretudo dessa simplicidade que é feito o encanto. Talvez aqui sobreviva a inocência perdida das pessoas e das coisas, combinada com a espessura intangível da HISTÓRIA. Como  Marvão, por exemplo, prestes a tornar-se Património da Humanidade.
Venha conhecer este lugar. Venha descansar connosco: basta perder-se por aí…”

NOTA:- Texto (não assinado) deixado na minha caixa de correio e que de bom agrado assinaria. Esclareço, também, com todo o gosto, que o lugar onde nasci- Monte Carvalho- se situa no NORTE ALENTEJANO.
  Monte Carvalho, 10 de dezembro de 2014
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário