quarta-feira, 15 de agosto de 2012

UM CAFÉ FRIO


Resultado de imagem para balcão da taberna

UM  CAFÉ  FRIO
Dava eu os primeiros passos nos caminhos do amor (rapaz espigadote mas algo ingénuo) sem ter bem  a noção da falta de conhecimentos, ou experiência de vida, que não tinha na realidade, nem poderia ter, dados os meus poucos anos de contato com o mundo dos homens, especialmente os termos de calão usuais já nessa época distante.
Desloquei-me a uma terra próxima- cerca de dez quilómetros- usando como meio de transporte, a minha  “Dinâmica”- uma bonita bicicleta vermelha- oferecida por meus saudosos pais por ter passado de ano na Escola Industrial Fradêsso da Silveira, que na altura frequentava, um pouco a contra gosto, em Portalegre, visto não ser um curso muito do meu interesse, por variados motivos.Tinha-me sido aconselhado pela D. Amélia- professora do Ensino Primário na minha aldeia, com a ideia de que era um curso que dava para vários empregos, inclusive para uma possível entrada nos Correios.
(Voltando de novo atrás- à razão principal deste meu escrito).
Depois daqueles namoricos de gaiatos, conhecera uma jovem adolescente que me dera volta à cabeça, que não conhecera antes, pois nem era do meu sítio.
Consumou-se o namoro e, por carta, combinámos um encontro na terra dela. Seria num “café matutino e taberna vespertina”, como ao tempo era habitual, cuja dona tinha dado o seu assentimento para lá namorarmos um pouco.
Cheguei  um pouco mais cedo e entrei no dito Café. Apresentei-me, pois a senhora não me conhecia, nem eu a ela.
Que esperasse um pouco, pois a minha namorada deveria estar a chegar…
Iamos conversando, até que a dona do Café me propôs tomar alguma coisa.
- O que quer tomar?
- Um café- respondi eu muito rápido.
- Mas... frio ou quente?
E eu- muito preocupado em não maçar a senhora- respondo de imediato:- Pode ser frio!
Serviu-me num copo de vidro e, logo que o chego à boca, sinto que não era um café; era, sim, um copo de vinho tinto, amargo como fel.
Não me dei por achado, bebi um pouco, e, aproveitando uma curta ausência da senhora, vim até à porta e deitei-o fora. Desconhecia o termo usado para servirem um copo de vinho, dando assim a ideia a quem estivesse presente, de que se tomava um café.
Se eu fosse um frequentador assíduo de cafés atabernados, teria logo percebido e diria que queria um café quente que, na altura, era o chamado café de saco.
O que faz a inexperiência de alguém que aparentemente era já um homenzinho- só o era, no entanto, na altura, pois, como já dei a entender, era alto. 
Não dei parte de fraco e contei “à minha mais que tudo, “quando ela chegou. Rimo-nos e aprendemos ambos, já que ela com muito maior razão, também não conhecia o termo.
Muito mais tarde, já me atrevia a contar este episódio aos amigos e todos se divertiam com a minha ignorância, enquanto outros, talvez, também tivessem aprendido com a minha lição.

Nota:- Cuidado, que ainda pode haver essa designação…
Peçam um café quente se não querem passar pelo que eu  passei… 
Bem, mas se preferem vinho, façam a experiência.
Para não ser tudo mau- relativamente, claro - passei, passámos, uma tarde agradável, embora na parte final com a presença de um irmão dela que ainda experimentou a  minha “Dinâmica- a tal bicicleta encarnadinha que era outro dos meus encantos.

Quinta da Piedade, 15 de agosto de 2012
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário