quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A FOTO


UMA FOTO
Recebeu, das mãos da prima, como lembrança, a foto de menino. Esteve bem guardada, bem estimada por sua saudosa mãe- a tia Domingas.
Emocionou-se ao recebê-la! Chorou ao vê-la, num misto de tristeza e alegria. A ofertante pode comprová-lo.
Olhou essa foto e sentiu um certo arrepio, algo de estranho que o fez vibrar!
O menino de fio ao pescoço, que segurava um brinquedo- um passarinho de metal- e sorria para o fotógrafo, era agora um velho poeta, um humilde poeta. Talvez por isso chorasse.
- Como o tempo passa!- disse numa primeira frase, quase sussurrada.
À memória vieram recordações dum passado distante, mas que agora se revelava próximo, ante aquela fotografia de menino sorridente porque o fotógrafo na ânsia de o fazer sorrir, lhe pusera nas mãos aquele brinquedo, sabe-se lá quantas vezes já utilizado em circunstâncias análogas!
Momentos depois de rececionada a fotografia, continuaram as lembranças, mas agora de uma época muito menos antiga.
Foi com saudade que foram recordadas (até onde a memória o permitiu) as brincadeiras na rua com os amigos de infância e juventude, as de sua própria casa, e outros episódios como o de prender o “ O Gatinho” ao banco e as suas consequências, bem como outros vividos na sua aldeia natal, os encantados serões à lareira no inverno ouvindo estórias do “Arco da Velha Velha, contadas pelos pais e avós, especialmente antes da idade escolar, que, aí, já as estórias eram outras….
A propósito recordou, também, uma visita a familiares no lugar de Carrios, acompanhando a tia Domingas e que teve como fim na chegada a casa, um reconfortante escalda- pés para atenuar o efeito da maçada de alguns quilómetros.
Enfim, todo o efeito que produz uma foto de menino, que felizmente lhe chegou às mãos ainda a tempo de a sentir e comentar.
Para vosso esclarecimento devo dizer-vos que o menino da foto era eu e quem ma ofereceu  foi a minha prima Diamantina.
Monte Carvalho, 24 de setembro de 2014
JGRBranquinho


2 comentários:

  1. Gostei muito! Estas crónicas são muito interessantes. Bem escritas e com muita emoção. Gosto sinceramente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por teres lido e comentado,dando a tua opinião sincera sobre mais esta minha crónica.
    Gostei que tivesses gostado.
    Um beijo.

    ResponderEliminar