terça-feira, 9 de setembro de 2014

MOTE - QUADRA DO POEMA DE JOSÉ RÉGIO:- "CANÇÃO DE PORTALEGRE"



MOTE
Olhei da Serra a cidade,
Tão branca, estreita e comprida.
Fez-me alegria e saudade,
Assim de noiva vestida…

( Quadra do poema “Canção de Portalegre”)
                              José Régio
                  I
No caminho para o lar
O olhar virei de vontade
Era a saudade a mandar
Olhei da Serra a cidade.
                    II
Vi de novo a minha terra
A minha terra mais querida!
Quanto bem nela se encerra
Tão branca, estreita e comprida.
                   III
Ali fiquei deslumbrado
Perante tanta beldade
Sou o seu apaixonado
Fez-me alegria e saudade.
                    IV
Cidade do meu amor
Em meu coração retida.
És bela como uma flor
Assim de noiva vestida.

Portalegre, 25 de agosto de 2014
JGRBranquinho

3 comentários:

  1. O meu mais recente poema, na ida a Portalegre, em agosto de 2014, glosando uma quadra de José Régio, do poema "Canção de Portalegre"
    Voltava eu de Portalegre, pela Serra, a caminho de minha casa no Monte Carvalho.
    JGRBranquinho

    ResponderEliminar
  2. Olá, bom dia, mal tu sabes que mantenho o teu blog aberto para escrever ao som da tua melodia, é também um motivo de visita que aqui faço.

    Lá por trás do arvoredo
    Uma andorinha cujo traço
    Passa leve e em segredo
    Deixa-te a ti um abraço...

    beijinho....saúde.

    ResponderEliminar
  3. ´Querida Amiga Natália!
    Desejo-te uma boa noite e agradeço-te, do coração, todas as atenções que tens para este humilde poeta, mas teu grande AMIGO.
    Ainda bem que aprecias e te inspiras na melodia que escolhi, de que eu também gosto imenso.
    Constituis para mim um excelente estímulo.
    Sinto-me feliz, sinceramente, por te ter conhecido! OBRIGADO por existires e seres como és.
    Beijinhos, também com ótima saúde.

    ResponderEliminar