segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A MINHA LIGAÇÃO AO SPORTING

A MINHA LIGAÇÃO AO SPORTING

Nas minhas primeiras vindas a Lisboa- anos quarenta-  era 'obrigatória' uma ida à Sede do meu SPORTING na Rua do Passadiço-com visita à “SALA DAS TAÇAS”- ao Estádio do Lumiar (mais tarde designado Estádio José Alvalade- e à "Casa Peyroteo" na R. Nova do Almada.
Posso asseverar-vos que era uma das maiores alegrias da minha vida, sempre que isto acontecia, como por exemplo poder estar com o meu pai a falar com o Peyroteo- o meu primeiro ídolo. Era algo de indescritível!
Nota:- Já agora informo que também fui ao “PRIMEIRO PASSO” (Atletismo) no nosso campo, com um primo meu- o João- que residia em Lisboa. Assisti em 1956, com meu pai, ao jogo de inauguração do ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE com a equipa do Vasco da Gama.
Vivendo em Portalegre, eu já assinava o “O BOLETIM” DO SPORTING, e lia o “MUNDO DESPORTIVO” “OS SPORTS”,e os jonais diários " O SÉCULO", DIÁRIO DE NOTÍCIAS" e " PRIMEIRO DE JANEIRO" e “A REVISTA STADIUM”- que também assinava e de que tinha uma enorme coleção, mas que perdi num incêndio.
Estava a par de tudo o que era DESPORTO, especialmente FUTEBOL, CICLISMO e ATLETISMO. Era uma felicidade, à distância de quase trezentos quilómetros, poder ter conhecimento destas modalidades e ver o meu CLUBE a somar triunfos sobre triunfos que muito contribuíam, inclusivamente, para que eu estudasse melhor, confesso.
Na minha cidade tinha o “ GRUPO DESPORTIVO PORTALEGRENSE” como clube favorito e não faltava a nenhum dos jogos em casa- ESTÁDIO DA FONTEDEIRA- onde assisti a grandes jogos, particularmente a uma vitória do SPORTING sobre o DESPORTIVO por 4 a 1, aproveitando o facto da deslocação do nosso Clube a Elvas para um jogo para o campeonato com o “ELVAS CLUBE ALENTEJANO DE DESPORTOS” na altura na 1.ª Divisão.
Lembro-me do Tormenta na baliza ( O Azevedo estava lesionado e estive ao pé dele, pois nem se equipou) do Canário ( natural de Portalegre), do Dores, do Travassos, do Jesus Correia, do Albano,  do Vasques,  do Passos, do Cardoso- grande capitão!- do Manuel Marques, do Juvenal, do Barrosa e do Veríssimo, assim como do notável massagista Manuel Marques, entre os mais antigos, claro.
Fomos campeões por sete vezes em oito anos! Que grande equipa! Estávamos ainda na era dos “CINCO VIOLINOS” e isto diz tudo.
Vem a propósito, informar que organizei excursões a Elvas e Évora, aquando dos jogos com o SPORTING.
Vim definitivamente para Lisboa em 1959, e fiz-me logo sócio. Tenho, atualmente, o n.º 1.769-0 - o que corresponde a cinquenta e cinco anos de associado.
As minhas filhas, minha mulher e o meu neto João fizeram, durante anos, ginástica no SPORTING. Mais tarde, os meus netos Bernardo Manuel e João Francisco praticaram tiro.
Em 1980 entrei para a SECÇÃO CULTURAL a convite do meu amigo Artur Costa e inscrevi-me, em outubro desse mesmo ano, no 1.º CORO DO SPORTING- dirigido pelo maestro Manuel de Matos.

Começou aí a minha atividade mais assídua no Clube, embora já antes visse publicados poemas no JORNAL SPORTING- desde 1964, ano em que vencemos a “TAÇA DAS TAÇAS”- passando a ser colaborador do nosso Semanário por vários anos a convite do seu diretor- Dr. João Xara Brasil, tendo sido, também, durante anos, eleito Delegado Efetivo à Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio.

Durante cinco anos, por iniciativa própria, fiz a “CAMPANHA P’RÓ MUSEU”, escrevendo todas as semanas um apontamento, convidando o mundo sportinguista a colaborar- campanha que rendeu cerca de onze mil contos. O MUSEU foi inaugurado no anterior Estádio pelo Sr. Presidente da República, Dr. Mário Soares, durante o mandato do Sr. José de Sousa Cintra. Participou nessa cerimónia o Grupo Coral do Sporting, na altura dirigido pelo saudoso maestro- Prof. João Possante.

CORO que ao longo de 34 anos tem prestado ótima colaboração em diversas festividades do CLUBE e de outras coletividades no nosso País. Participou recentemente no “CONGRESSO LEONINO” e, por iniciativa do DEPARTAMENTO DE CULTURA E RECREIO, sob a minha direção, em festas comemorativas do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e organização de ENCONTROS de COROS, como aconteceu no dia 28 do passado mês de junho-5.º Encontro- no “AUDITÓRIO ARTUR AGOSTINHO”, com a colaboração dos Coros de:- ALCOCHETE,  MINDE e FERMENTELOS. O  nosso CORO é dirigido, desde 2012, pelo Maestro Dr. Euclides PIO.
A minha colaboração ao SPORTING foi sempre como amador, tendo participado nas mais diversas atividades , quer visitando Núcleos, quer dando o meu contributo em realizações festivas dos Grupos:- “LEÕES DE PORTUGAL”, “CINQUENTENÁRIOS” e “ GRUPO STROMP”.
Tive a honra de conhecer grandes figuras do meu SPORTING, tendo sido distinguido com um Almoço de Confraternização pelo GRUPO “OS CINQUENTENÁRIOS” em 1992, com a presença de muitos amigos e da DIREÇÃO do CLUBE.
Dirijo o DEPARTAMENTO DE CULTURA E RECREIO há vários anos, que além do CORO POLIFÓNICO,  tem o GRUPO DE TEATRO E A SECÇÃO FILATÉLICA.
 Presentemente estão em atividade o "CORO" e a “TERTÚLIA CANTO E POESIA” que reúne mensalmente à terceira 4.ª feira, entre as 15 e as 17.30 h.  no 'HALL VIP' do “ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE”.
Tenho uma presença no MUSEU MUNDO SPORTING, através das caricaturas dos "CINCO VIOLINOS", acompanhadas do meu poema de louvor.
Aqui deixo, em síntese, alguns aspetos do que tem sido a minha ligação ao meu SPORTING. 

NOTA:- Espero ter, em breve, uma reunião com o  Sr. Presidente- Dr. Bruno de Carvalho- a fim de lhe transmitir algumas ideias que julgo poderão ser úteis ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, agradecendo, desde já, que lhe seja presente este meu apontamento.


Quinta da Piedade, 6 de setembro de 2014
JGRBranquinho- Sócio N.º 1. 769-0

Sem comentários:

Enviar um comentário