segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

QUERIDA LISBOA. - MINHA MÃE ADOTIVA- " LISBOA, CAPITAL DE AMOR"


QUERIDA LISBOA - MINHA MÃE ADOTIVA - " LISBOA, CAPITAL DE AMOR"

Não conheço outra cidade como Lisboa!
Realmente, posso afirmar sem receio de desmentido, que apesar do conhecimento que tenho de algumas cidades lá fora, nenhuma outra tem os encantos da nossa capital.
Nenhuma outra tem os teus atributos, sendo também verdade que, igualdades, como é sabido, só na Matemática!
Fora disso só podemos encontrar semelhanças, e no meu entender, nenhuma outra dispõe das condições que fazem de Lisboa uma cidade diferente, uma cidade única!
Pode haver outras com sete colinas, com castelos/miradouros, com monumentos históricos, praças e avenidas bem delineadas, ruas estreitinhas, becos ricos de intimidade e romantismo, mas nenhuma tem a tua beleza, a tua incomparável história, as tuas lendas, o teu sol brilhante, o teu clima, a tua íntima ligação ao mar através do Tejo (teu eterno namorado) as tuas milenares tradições, os sons do fado nos teus característicos bairros, todos eles em normal ligação, inclusive, com as zonas mais novas, numa união perfeita da zona histórica ancestral com a mais moderna.
 Ainda a riqueza das tuas praias amenas, enfim, tantas outras virtudes que nos atraem e fazem felizes, vivendo em ti, fruindo calmamente a tua hospitalidade; sentindo-te como mãe adotiva todos os que para aqui vieram, fosse por escolha própria, fosse por força do Destino.
Aqui vivo há cerca de sessenta anos e confesso que cada vez me sinto mais ligado a ti.
Por nada deste mundo trocaria o teu aconchego, o teu incontornável e doce encanto! Aqui fiz grande parte da minha vida, ensinando e aprendendo, em suma, realizando - me e dando o meu contributo, orientando aqueles que me foram confiados.
Para além das muitas escolas, colégios, institutos e faculdades essenciais  aqui existentes, em ti - amada Lisboa - pude obter o Curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras, Universidade Clássica.
Aqui nasceram as minhas filhas e os meus netos, também, sem dúvida,  por graça de Deus. Aqui gozo, tranquilamente, os meus dias, como professor aposentado, depois de trinta e seis anos de trabalho de que guardo as melhores recordações, pois estou convicto de que cumpri,positivamente, a minha função docente.
 Eis, em síntese, algumas das razões porque considero, muito justamente, a cidade de Lisboa como a mais bela e importante de todas as cidades do Mundo. Para mim é, sem dúvida alguma.
Agradeço a Deus por me ter permitido conhecê-la e aqui viver desde 1959.

 CAPITAL DE AMOR

Lisboa, companheira,
meu fado maior,
Mulher sem idade,
 sempre menina!
Refúgio mor
do teu poeta/ cantor
Cidade amiga,
donairosa e bela,
castiça varina.
Lisboa/Jardim
de recantos em flor
Do luar que no Tejo
 se mira vaidoso!
De mármores e granitos
 talhados com amor
Terno afago
 de artista zeloso.
Cidade maior,
 capital de amor
Teus bairros d’encanto
 tão importantes
São filhos queridos
 no colo materno!
Lisboa tão querida,
amante mais bela
Vivo mui feliz
 sob a tua tutela
Dormirei em teu seio
 o sono eterno.

JGRBranquinho





Sem comentários:

Enviar um comentário