quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

UM HOMEM BOM


UM HOMEM BOM
Hoje é dia 2 de janeiro e foi neste dia que vieste ao mundo, nesta nossa freguesia de Ribeira de Nisa, querido ancião, José Paulo Ribeiro - meu  saudoso avô materno.
Aqui viveste, a maior parte da tua vida com minha avó Maria Joaquina, criando os seis filhos - João, Joaquim, Maria Jacinta, Maria Josefa, Domingas e Rosa Maria - minha querida mãe.
Aprendeste a arte de canastreiro e fundaste mais tarde, a tua pequena empresa também ligada a esta área, como o fabrico de varas, escadas e paus serrados (tudo em madeira de castanho) tão essenciais nas tarefas diárias nessa época e até há bem poucos anos, ainda.
Muitas pessoas me contaram quanto eras estimado quer pela tua conduta pessoal, quer apoiando muitas famílias, ao dares trabalho ligado à tua atividade, e, incentivando outros no sentido de criarem a sua própria oficina de canastreiro.
Era uma indústria na altura muito necessária (o plástico ainda não era conhecido) e ninguém dispensava as canastras e as cestas, no trabalho do campo e transporte de frutas, hortaliças e legumes para mercados e feiras e as próprias escadas e varas também na agricultura e na construção civil.
Muitas famílias aqui viviam ligadas a estas atividades, podendo afirmar com verdade, que eram quase cem por cento, vivendo e trabalhando no seu meio com tudo de bom que isso representava.
Sei que não viviam com muito dinheiro, mas nunca aqui se consta que alguém passasse fome, e as famílias colaboravam e desfrutavam lado a lado, dos bens da Terra, solidarizando-se dia a dia, num ambiente quase perfeito!
Os tempos mudaram e, infelizmente, tudo isto se perdeu! Enfim, coisas do progresso!
Meu saudoso avô, tiveste a graça de encontrares e casares com a avó (que eu adorava e sobre quem já escrevi, também) e sei que foram muito felizes.
De ti recebi, igualmente, muito apoio e, só nos últimos anos da tua vida estivemos mais distantes (mas sempre presentes nos corações) por motivo da minha ida para Lisboa.
Sempre te admirei, admiraram meus pais e outras pessoas que contigo conviveram e auxiliaste, e que disso deram testemunho.
FOSTE UM HOMEM DIGNO, UM HOMEM BOM.
UM HOMEM DE BOA MEMÓRIA!
 QUE TUA AMA DESCANSE EM PAZ!

O teu neto amigo e saudoso,
José Branquinho












Sem comentários:

Enviar um comentário