quarta-feira, 7 de março de 2018

SAUDOSAMENTE


 SAUDOSAMENTE

HÁ MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA QUE AS DA TUA FILOSOFIA” -  Shakespeare.

A infinita e criadora luz do Sol - que a todos beija e abençoa - surgiu hoje, a meus olhos, aqui no meu Monte, ainda mais bela! Carinhosa e doce alvorada na terra que me viu nascer.
Acordei e, ao abrir a janela do meu quarto, deparei com este sol iluminando o largo da aldeia onde tanto brinquei, divertindo-me com os meus amigos de infância na distante década de “quarenta”.
Relembrei os momentos bons, esquecidos os menos agradáveis (felizmente poucos) numa era em que os sonhos de felicidade se sobrepunham a tudo o que de menos positivo me sucedia. 
Para quê, guardarmos os que nos magoaram?!
Começavam agora os primeiros namoricos e os "sonhos cor-de-rosa" a preencherem a mente e a acelerarem o bater do jovem coração, enlevando a alma e dando origem às primeiras versalhadas.
Tinha, naturalmente, a responsabilidade dos estudos e pouco mais, dado que contava com a proteção de meus pais e avós, associada à minha crença em Deus, que desde muito novo surgiu na minha vida.
Claro que nem tudo eram rosas, mas, comparativamente aos deveres que, depois com a idade, fui assumindo, aquele tempo era um paraíso!
Fui vencendo as dificuldades que os estudos acarretavam. Depois da “primária” na aldeia, curso Industrial e liceal,  e cumpri o serviço militar como miliciano, durante cerca de dois anos, incluindo manobras militares em Santa Margarida.
Por sentir que teria alguma vocação para o ensino, resolvi, com meus saudosos pais, ir para a Évora- Escola do Magistério Primário- onde obtive o Curso com a classificação de 15 valores.
Como complemento, tive ainda a oportunidade de obter o Curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Comecei por exercer na minha Portalegre, onde estive dois anos na Escola da Fontedeira, vindo depois para Lisboa, onde me aposentei.
Exerci, na Escola n.º 145, Penha de França; 175/190, em Olivais Norte (Escola que dirigi durante 13 anos) e, por fim, Escola n.º 24, Bairro de S. Miguel - Alvalade.
Fiz o melhor que podia e sabia, sem situações menos agradáveis de que resultassem prejuízos (pelo menos, assim penso, não me pesando a consciência) para os alunos que tive o gosto de ajudar a aprender e com os quais também aprendi - como se costuma dizer  com verdade:- aprender, ensinando.
Deles guardo as melhores recordações, tendo a felicidade de, volvidos anos, ter podido encontrar-me com alguns e ser, com muito agrado, surpreendido pelo seu cumprimento na rua, pois, naturalmente, já não os conhecia.
Hoje, fazendo alguma introspeção, reconheço que talvez tivesse podido fazer um pouco mais, mas a vida é o que é para cada um de nós e como também se costuma dizer... "é o homem e as suas circunstâncias".
Por enquanto, graças a Deus, continuo a ter como hobbies a escrita em prosa ou verso, a música e o canto, e, para além da minha Tertúlia "Sporting Canto e Poesia", participo em outras Tertúlias, lançamento de livros e exposições de pintura e sou sócio da Associação Portuguesa de Poetas, onde presto também a minha colaboração, dizendo poesia ou cantando.
Espero ter ainda mais algum tempo de vida, para, como agora, ocupar os meus tempos livres, divertindo-me e procurando ser útil,  embora sabendo das minhas limitações.
Eis, numa breve síntese, alguns pormenores do que tem sido a minha vida nesta Terra.

Quinta da Piedade, 5 de março de 2018
JGRBranquinho  - J.Little White”




Sem comentários:

Enviar um comentário