sábado, 31 de março de 2018

O CARRIÇA


O CARRIÇA

O CARRIÇA era um rapazinho de cerca de doze… catorze anos… de origem muito modesta, que pouco frequentou a Escola e calcorreava as ruas da cidade de Portalegre, de manhã à noite, apregoando fruta, principalmente, bananas.
Era um verdadeiro espetáculo o modo peculiar como fazia ouvir a sua voz, vendendo fruta, em particular como apregoava as bananas. Tinha uma belíssima voz (entre o ‘soprano’ e o ‘tenor’) e era um gosto escutá-lo na sua azáfama diária.
Não sei se por cantar tão bem lhe chamavam “o carriça”(associando-o a um passarinho do campo) ou se era mesmo o nome dele.
Acrescia ainda o facto de, sendo ainda novo, ser muito responsável, ajudando os pais naquela tarefa de vendedor ambulante, conduzindo o seu carrinho de mão.
Eu recordo-o bem e admirava-o pelo seu talento, também, como cantor!
Aliás, era mesmo muito querido por toda a população da cidade.
Naquela altura, e em outro meio, creio que poderia enveredar pela carreira de cantor.
Apregoava cantando:- “AI! QUEM QUER BANANA BOA! QUE ELA É DOCE E MADURINHA”! Ainda hoje tenho na memória o modo como o fazia, pausadamente, afinadamente!
Enfim, era mesmo um gosto, ouvi-lo! Eu era também ainda jovem e tinha uma grande estima e admiração por ele.
Nunca conheci os pais, que provavelmente se ocupariam de outra tarefas, delegando nele  aquele trabalho de vendedor pelas ruas da cidade.
Saí dali e ainda durante alguns anos, ao voltar em gozo de férias, o encontrei e escutei agradado o seu “canto” afinado e forte, vendendo as bananas.
O tempo passou e ao que me informaram, emigrou.
Perdeu-se, assim, um quadro caraterístico na minha Portalegre.

JGRBranquinho






Sem comentários:

Enviar um comentário