quarta-feira, 13 de agosto de 2014

R E S P O N S A B I L I D A D E

 
 R E S P O N S A B I LI D A D E

Não raras vezes, as pessoas interrogam as pobres e inocentes crianças sobre o modo como gostam dos pais.
- Gostas muito? Muito, muito? Mesmo muito? Vá... diz lá!...
Outras vezes, permitem-se perguntar de qual gostam mais- se do pai, se da mãe- insistindo no erro e colocando as crianças em sérios apuros
Acredito que será mais para meterem conversa, embora continue a pensar (e comigo muitos dos que me lerem, certamente) que é de todo desapropriada tal atitude. Colocar à criança este dilema, é bem mais do que isso:- é pura patetice!
Eu assisti, especialmente na minha juventude, a cenas como estas e sempre me indignei. A mim próprio, algumas vezes, me colocaram perante esta falsa situação.
Depois, querendo remediar o erro, por verem as crianças atrapalhadas, lá  procuram ajudar, dizendo:
- Gostas muito, dos teus pais, claro! Eu sei que gostas! Era só a brincar!
Ou então, no segundo caso:-
- Gostas dos dois, não é?... Pois, eu sabia que tu gostavas muito dos dois.
Então... para que se fala assim?! "Porque non te calas"? como disse D. Juan Carlos de Espanha?
O que ficarão a pensar as crianças? Qual será a sua reação íntima, se é que não explodem logo?
Então- como diria o outro- "isto é gente que não interessa" !
Que se cuidem e se não zanguem comigo, se, por acaso, aqui vierem... Quem sabe?!...
Acarinhem as crianças, corrijam-nas, se for caso disso- a educação não se limita a beijinhos- e deixem-se de palermices.
Lembrem-se que elas têm o direito de ser respeitadas  na sua integridade, sem nunca esquecerem que elas aprendem com os mais velhos, por imitação, sem se darem conta de tal, naturalmente. 
Queremos educá-las, ou não?!
Então... pensemos cuidadosamente no modo como lidamos com elas.
Temos- TODOS- essa enorme responsabilidade a cada momento da vida.


Quinta da Piedade, 13 de agosto de 2014
JGRBranquinho

 

Sem comentários:

Enviar um comentário