segunda-feira, 25 de março de 2013

DIA 25 DE MARÇO!

 
Resultado de imagem para primavera em flor

          DIA  25  DE  MARÇO!

Foi neste dia- para mim sagrado, muito querido- que vieste ao mundo, minha saudosa mãe!
Criada com todo o amor de teus pais e avós- que viviam perto- cresceste no lugar da Hortas e na R. das Casas de Cima, na Ribeira de Nisa, freguesia  onde mais tarde eu viria também a nascer na R. de Nossa da Esperança, onde me criaste na doce companhia de meu querido pai.
Tivemos uma vida modesta mas, graças a Deus, nunca nos faltou o pão de cada dia!
Sabias muito de costura e ajudavas bastante em casa, assim como ensinavas algumas jovens da aldeia a troco de recompensas que entendiam dar-te, pois não cobravas nada por esse trabalho.
Vivíamos relativamente bem, embora sem luxos; no entanto, tínhamos uma vida que se pode classificar de razoável no nosso lar de amor, graças, também, à tua excelsa orientação,sempre elogiada pelo bom pai, que via em ti uma extraordinária gestora. Aliás, devo dizer que não sei se conheci alguém tão inteligente como tu- minha querida e saudosa mãe. Tu percebias de tudo! Inclusive, fizeste o plano e orientaste a transformação da nossa casa grande, tal como ainda hoje existe, embora com algumas obras de restauro, já orientadas por mim, mantendo-se (como disse) o traçado inicial.
Eras a verdadeira alma daquela casa, como mãe e esposa e também como filha que sabia receber com amor e respeito a minha sempre lembrada avó, Maria Joaquina,bem como outros familiares, alguns dos quais auxiliavas- que eu e o pai bem sabíamos. Passaste, passámos alguns sustos com doenças, felizmente vencidas por graça de Deus Pai.
Oh! Que momentos inolvidáveis vivemos naquele tempo e naquela casa! Que serões à lareira, ouvindo belas histórias que me fascinavam e me faziam sonhar!
Que saudades das festas tradicionais :- "Srª. da Esperança", "Sr.ª das Candeias"," Páscoa","Santos Populares " e das feiras em Portalegre- "A dos Porcos", "A das Cerejas" e a das "Cebolas" bem como os mercados das quartas-feiras e sábados! Tudo, para mim, verdadeiramente, bonitas festas!
Assim vivíamos na Paz de Deus e eu, especialmente protegido no aconchego do nosso ditoso lar.
Um dia- querida mãe- era eu ainda muito novo, pensaste e conseguiste ensinar-me a ler pela Cartilha Maternal de João de Deus- livro na altura adotado como oficial.
Recordo-me tão bem desses dias e da alegria que senti ao já saber ler- minha mãe/professora!
Feitos os cinco anos, queria ir para a Escola; no entanto, devido à idade,tal não me era permitido.Só que, alguns dos meus amigos de brincadeiras- um pouco mais velhos- já tinham entrado!
Ninguém me calava e sentia-me muito só, pois não tinha com quem brincar, a não ser com alguns muito mais novos,o que não era a mesma coisa...
Lá conseguiste que eu entrasse uns dias mais tarde, como ouvinte, apenas, mas para mim já muito bom. Sempre a tua oportuna influência!
Hoje, dia 25 de Março de 2013- dia dos teus anos- recordei uma vez mais esses belos tempos.
Que Deus te tenha em bom lugar como mereces! Eu creio que assim será.
Abraço-te e beijo-te com todo o meu amor, com toda a minha saudade, minha adorada mãe!

Quinta da Piedade, 25 de Março de 2013
O teu filho:
JGRBranquinho




Sem comentários:

Enviar um comentário