domingo, 14 de abril de 2013

GALOS ! CONTINUAI A CANTAR!


                         GALOS!  CONTINUAI A CANTAR!

É um pouco tarde, eu sei. No entanto, para quem faz da noite sua confidente, uma da manhã não é nada! Quantas vezes já fui para a cama muito mais tarde, a ouvir cantar os meus companheiros da noite- os madrugadores galos- aqui no meu amado Monte Carvalho.
É um espetáculo sonoro com uma musicalidade muito própria, escutando o cantar (como que se fosse ao desafio) destes  alegres galinácios, pois logo que cante um, outro responde! Curioso de observar, também, é a variedade do cantar de cada um, o que transforma a noite num concerto que ecoa por toda a aldeia, agora adormecida depois dum dia de intenso trabalho nos campos que, felizmente, ainda são trabalhados, ainda são cuidados nem que seja para sustento próprio.
Assim fosse numa mais vasta área dos campos deste Portugal, semeando e colhendo alguns  produtos que andamos a importar.
Mas, a minha esperança ainda não morreu! Eu acredito que o homem tem que voltar à terra e quanto mais depressa melhor! Escuso-me de enumerar os aspetos dessa desastrosa política agrária, por ser, também ela, do vosso conhecimento.
Mas que raio de orientação foi esta?! Foi-nos imposta cruelmente por outros; e nós, humildemente, distraidamente, servilmente, obedecemos confiados em falsas promessas desses que pretendiam apenas exportar os seus produtos e nós, forçados a comprá-los! Agora é o que se vê por todo o lado:- algum gado a pastar em terrenos outrora produtivos, hoje abandonados.
Embora-por enquanto ainda em poucos casos- já se veem alguns preocupados com a situação e, veja-se que o fazem indo atrás de exemplos de gente estrangeira que aqui resolveu, inteligentemente, vir investir, como eu já tive conhecimento.
Ao menos, valha-nos isso! Acordaram! E… vale mais tarde… que nunca!
Estando a situação tão difícil, porque não arripiar caminho, desde já?!
Estudem, sim, e (enquanto ainda cá estiverem alguns mais velhos que trabalharam a terra com o conhecimento que herdaram dos antepassados e, até, da própria experiência que foram  adquirindo ao longo de toda uma vida ) venham observar de perto a Natureza Mãe, juntando todos os conhecimentos:- o científico/académico com o empírico, a bem de quantos a habitam a Terra, tornando-a, de novo, verdadeiramente produtiva.
Galos! Galos !
Meus companheiros das madrugadas!
Continuai a cantar!
Acordai as gentes deste País!
É hora de acordar!
Mãos ao trabalho!
Monte Carvalho,  2012.
JGRbranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário