segunda-feira, 15 de abril de 2013

SEM UM PLANO

Resultado de imagem para Escrevendo à secretária-Um telefone que toca

               SEM UM PLANO

Pegou na caneta sem saber o que iria escrever!
Não tinha qualquer plano!
Não tinha pensado no que poderia escrever!
Tinha, isso sim, a habitual vontade de escrever sobre qualquer coisa, que esperava a cada instante lhe viesse a acudir à mente.
Interrogou-se, inclusive, sobre se naquele dia valeria a pena insistir.
Estaria louco? Sem um plano previamente delineado, o que estava ali a fazer, ou melhor, a tentar fazer?!
Olhou para o papel, mirou a caneta, deu voltas ao pensamento. Parecia, até, um pouco cansado. A hora também não seria a mais indicada ( 23.45h ) embora isso não constituísse o maior problema já que, habitualmente, se deitava muito tarde, entrando mesmo, pela madrugada!
Interrogou-se de novo:- – Escrever o quê, para quê e para quem?! Divagar, inventar, repetir-se?! O que lhe provocava este estado de espírito?! O que o levaria a pegar na caneta sem, “à priori” ter um motivo, uma razão plausível?!
Refletiu, refletiu, e… era escusado! Hoje não dava para alinhavar, sequer, umas breves linhas!
Nisto, surge um telefonema! Era alguém que àquela hora também estava sozinha e, pedindo desculpa pela hora tardia, se apresentou, embora isso não fosse preciso, dado o timbre de voz que lhe era familiar.
As palavras soaram como uma tábua de salvação! Justificada a chamada, entabularam uma agradável conversação e…palavra puxa palavra… chegaram à poesia- à bem-amada POESIA! A noite estava, agora, a ser bem aproveitada, até pela leitura de alguns poemas, por ambos.
Riram, divertiram-se, comentaram situações do dia a dia, envolvendo-se mutuamente por sentimentos comuns.
Combinaram um encontro para breve e cada um levaria um livro, numa troca poética, já que seriam livros de poemas.
Ora aqui está como tudo se modifica num instante:- Um simples telefonema!
Não estivesse ele acordado e à espera de alguma coisa que não sabia, que desconhecia, e não teria recebido aquela chamada que lhe proporcionou um serão agradável, com a perspetiva de um próximo encontro, também esperado agradável.
As frases trocadas naquela noite eram propiciadoras de um ótimo estado de espírito que conduziria a uma noite bem dormida, com os sonhos adequados, embora algo exaltados!... Porque não?

Quinta da Piedade, 15 de Abril de 2013
JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário