segunda-feira, 28 de julho de 2014

DO CAMPO À CIDADE


DO  CAMPO  À  CIDADE

Tínhamos duas carroças muito bem cuidadas! Estávamos em meados do século XX  e as carroças eram um bem inestimável para a época, contando-se pelos dedos de uma só mão os que as possuíam, no meu lugar.
Meu pai era perito na sua conservação, tinha fama e (naturalmente) orgulho na sua manutenção, não só por simples ostentação, mas muito mais pelo conforto e segurança que nos transmitiam.
 Era vê-lo nos seus momentos de ócio a cuidar delas até aos mais pequenos detalhes, em contraste com os outros homens que não tinham paciência  para esse trabalho, não se importando (erradamente) e sofrendo depois as consequências desastrosas da sua negligência, como muitas vezes se constatava, até por eles próprios, com lamentações que não conseguiam ocultar, mas... já era tarde!
Não tendo paciência ( ou seria por preguicite?) podiam ao menos, mandar consertá-las, mas aqui podia ser também, por falta de meios, é verdade; mas... sabe-se como é... as coisas não são eternas e vale sempre mais prevenir que remediar, como em tudo na vida.
O meu pai via as coisas pelo prisma correto e eu admirava-lhe os conhecimentos e a pachorra; e se não sabia ou não podia por falta de ferramentas próprias, lá ia procurar os carpinteiros e/ou ferreiros, para que tudo estivesse sempre em ordem e pudesse tirar todo o proveito das suas duas valiosas carroças.
Com elas, meu pai e mais tarde com um homem que trouxe de Borba- António Santana, carroceiro de profissão- lá giravam para todo o lado no Alto Alentejo onde houvesse feiras e mercados de frutas e leguminosas, estando bem ao corrente de quando estas se realizavam.
 Antes deste António Santana, teve outros, mas este, pela sua proficiência e bondade, foi dos que mais nos marcou, inclusive por ser, em simultâneo, um excecional tratador de animais- as nossas mulas- conhecendo a sua psicologia como era devido, levando-as a serem ainda mais úteis no trabalho diário, como convinha.
Levava-as à fonte da aldeia sem a prisão de qualquer corda ou cabresto, obedecendo-lhe sem esforço. Se alguma vez lhe fugiam por necessidade dos próprios animais se esticarem,correndo um pouco, bastava ele chamá-las por assobio ou uma palavra de carinho, que elas lá vinham ter com ele, obedientemente.
Eu admirava-o também muito e todos nós em casa lhe estávamos muitos gratos, como se ele fosse uma pessoa da família, convivendo dia- a- dia connosco, dormindo mesmo em nossa casa.
Meu pai dedicou-se depois a mais uma atividade- agora relacionada, com o fabrico de canastras ou cabazes  cestos e cestas,em madeira de castanho bravo- tendo vários canastreiros a trabalhar por sua conta.
 Embora  utensílios essenciais para uso na agricultura, eram, também importantes para o transporte de frutas.Tudo isto antes do aproveitamento do caixote de pinho e depois do de plástico, para embalagem de fruta, muita dela enviada para Lisboa, para os Mercados Abastecedores do Cais do Sodré, Ribeira e Rego, à consignação dos respetivos mandatários desses mercados de boa recordação e, principalmente, por tantas e tão excelentes amizades que se estabeleceram nessas ligações e de que fui testemunha, até depois da minha vinda para Lisboa em 1959.
Sim, tenho saudades desses velhos tempos, da vida no trabalho vivida, da azáfama junto a esses mercados, do corropio constante naquelas manhãs nos mercados e nas zonas limítrofes, onde sobressaiam as mulheres vendedeiras da rua, com toda a sua brejeirice peculiar, alegria e descontração, verdadeiramente engraçadas.
Na minha Ribeira de Nisa e aqui em Lisboa, quantas pessoas tinham as suas vidas ligadas ao comércio das frutas!Foi uma pena! Um grande prejuízo para muita gente, começando no campo e acabando na cidade, pelas razões que deixei e por outras que facilmente se calculam com reflexos bastante negativos na nossa sociedade, como por exemplo a indústria dos cabazes e os soutos abandonados, com dezenas de famílias a ficarem sem trabalho, remunerado de acordo com o custo de vida na época.
Era um tempo de trabalho difícil, mas era TRABALHO DIGNO, que movimentava MUITA GENTE desde o campos de cultivo, com os grandes e bem cuidados pomares, até à GRANDE CIDADE, conforme o apontamento breve que aqui vos deixo.
Eu vivi estes tempos, tanto no campo com depois em Lisboa, e gosto de os relembrar, perguntando aos "entendidos" porque teve que ser assim.
A minha gratidão se me lerem, esperando, também a simpatia da vossa opinião, se porventura quiserem dar-ma.
OBRIGADO!

  Vilamoura, 28 deJulho de 2014
JGRBranquinho

1 comentário:

  1. É o princípio desta relação mais alargada com os amigos, que espero seja em boa hora.
    Abraço.

    ResponderEliminar