quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O DESTINO (Refletindo um pouco)



O  DESTINO
REFLETINDO UM POUCO
O destino de cada um é caminho já traçado por quem? Jamais por nós próprios, jamais!
Viemos ao mundo, fomos gerados e criados com mil cuidados por nossos pais, que tudo fizeram para que a nossa vida fosse a melhor, naturalmente.
Ambicionaram para nós melhor vida do que tiveram e, todo o seu empenho (ninguém põe em dúvida) foi nesse sentido como responsáveis diretos pela nossa educação e formação.
Deram o melhor de si mesmos na prossecução desse objetivo e, se em alguns casos até tiveram o êxito que sonharam, noutros fracassaram nas suas boas intenções.
Nem nós nem nossos pais, por mais esforços que todos desenvolvamos, poderemos alterar o nosso destino, dizendo-se, até, frequentemente:- “ bem- criado, mal- fadado” quando as coisas não correm no melhor sentido.
Mas o que é isto do destino? Quem o traçou? Haverá, realmente algo que escapa à nossa inteligência e que dita esta sentença de uns serem felizes, vitoriosos, e outros infelizes, vencidos? Quem é que não quer ser vencedor?! Então, porquê, embora dentro das possibilidades mentais e/ou físicas de cada um, não têm todos êxito na vida, sentindo-se felizes no seu raio de ação?!
 Será por obra de quem? Será, então, tudo obra do acaso, do fator sorte?
Dizem outros:- “ querer é poder” quando tudo correu pelo melhor e se canta vitória.
Será que nem todos querem com a determinação que é precisa?
Com isto, como já referi, não é pretender que todos sejam por igual, vencedores, mas cada um dentro das suas limitações, dentro das suas capacidades, dadas as diferentes áreas da atividade humana onde todos têm o seu papel a desempenhar, complementando-se para o bem comum duma sociedade. 
Continuo a pensar que ninguém, por mais que faça, é dono do seu destino, nem do dos outros, sem embargo de admitir que outros possam ter opinião diferente, por mais informados, por mais esclarecidos, portanto, mais conhecedores.

Quinta da Piedade, 28 de janeiro de 2015
JGRBranquinho    -   "Zé do Monte"

Sem comentários:

Enviar um comentário