quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

PESSOAS QUE MARCARAM UMA ÉPOCA (/NO MEU SÍTIO)




PESSOAS QUE MARCARAM UMA ÉPOCA (/NO MEU SÍTIO)



PESSOAS QUE MARCARAM UMA ÉPOCA
 (NO MEU SÍTIO)
Com o decorrer dos anos- já muitos- vou fazendo os meus exercícios de memória, relembrando os anos de radiosa juventude no meu lugar de nascimento.
Para além, naturalmente, de por vezes recordar o meu caso particular, integrado naquele meio, ocorreu-me hoje citar algumas pessoas entre muitas que marcaram, por bons motivos, o tempo que ali vivi, isto é, até aos vinte e poucos anos, altura em que me ausentei, vindo para Lisboa.
Foi um tempo deveras agradável da minha vida, habitando com meus pais e convivendo com os meus estimados vizinhos, a quem muito respeitava, estimava e admirava.
Eram pessoas que positivamente se afirmavam mercê das suas qualidades intelectuais e humanas, como trabalhadores do campo, como mestres de artes e ofícios na aldeia e, também, como patrões nas diversas atividades que ali se desenvolviam.
Os meus conterrâneos mais velhos e outros por razões familiares, naturais da minha freguesia de Ribeira de Nisa, por certo, reconhecerão os nomes de alguns que aqui referirei.
Lembro, para além dos meus familiares- que já tenho mencionado- entre outros, o médico Dr. Carlos Maçãs, os professores Paulo Castelhano, Maria José e Maria Amélia, o padre José Correia, pessoas com qualidades intelectuais e humanas que todos reconhecíamos.Os agricultores Manuel Saragoça e Joaquim dos Barrentos, o sapateiro José Maduro, o carpinteiro João Roque, o barbeiro “Xico coxo”, os industriais Manel Falcão, Xico Dias e José Esperancinha, o comerciante José Bezerra, o João “Portugal”, e o pedreiro meu “compadre” João Franco que assim me tratava por ser irmão da minha madrinha.
Foram algumas das pessoas que mais marcaram, quanto a mim, a época em que ali vivi-  os meus primeiros de vinte anos- e dos quais  guardo, as mais belas recordações pelas excelsas qualidades que exornavam o seu caráter.
Faltam aqui outras pessoas que também foram muito dignas. Que me desculpem lá onde estiverem, bem como os seus próprios familiares, mas creiam que também não os esqueço
.
Quinta da Piedade, 28 de janeiro de 2015
JGRBranquinho   -  "Zé do Monte"

Sem comentários:

Enviar um comentário