quinta-feira, 24 de junho de 2010

QUERO PARTIR ! HEI- DE VOLTAR !



Quero partir! Hei-de voltar!
Saudade nunca morta, nunca atenuada, sequer, aqui distante de ti, minha terra/mãe, procuro manter-me, a custo...
Em vão tento distrair-me, em vão resultam os atractivos desta grande cidade, pois tu, minha terra amada, estás sempre presente no meu espírito e é a ti que guardo no mais recôndito da minha alma-Portalegre!
Tantas situações vividas, longe de ti, tantos acontecimentos importantes! mas nada é capaz de me fazer esquecer-te!
Em Lisboa fiz e faço a minha vida, trabalhando; mas, verdade também, com outros atractivos, inclusive,  consolidando o gosto pela Poesia, pela Música  e pelo Canto, que ajudam bastante, embora não interferindo no desejo de um dia voltar a ti, saudosa Portalegre.
Os tempos dos sonhos, das ambições, dos primeiros amores, das noites estreladas ou enluaradas e dos dias solarengos, das madrugadas e do entardecer nos teus horizontes, todo esse encanto, enfim, próprio da infância e juventude, são marcas indeléveis que são gosto e trouxeram gosto à  minha vida.
(Aqui, em Lisboa-Cidade de mármores e granitos- tenho, claro, também  vastíssimos motivos de interesse, mas que me surgiram numa outra idade...)
Hoje,Portalegre,estás um pouco diferente dos bons velhos tempos das  fábricas(sedas, lanifícios e cortiça)agora com a "Selenis" e mantendo, ainda, a dos afamados Tapetes- únicos no Mundo!
Na tua estampa e moldura sem iguais, realce para o Palácio Amarelo, a Sé Catedral, os Conventos(S.Bernardo e S. Francisco) as Escolas, o Hospital Dr. José Maria Grande, entre muitos outros motivos de interesse-os palácios e fontanários, o Plátano, o Miradouro, a célebre Serra de S. Mamede e o Monte da Penha.
Eis, pois, minha Terra/Mãe, porque te recordo com tanta verdade, com tanta saudade, embora deva a esta Lisboa muito do que sou e que também não esqueço como ama que para mim se constituiu.
 Contudo, minha PORTALEGRE, minha MÃE,  no meu íntimo, esta determinação:
-QUERO PARTIR ! HEI-DE VOLTAR !
          EM BREVE A TI VOLTAREI.

JGRBranquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário